Pular para o conteúdo principal

Bastidores do Treinão 25 de novembro

 
Foto Fred Barboza

   Vim contar sobre uma prova que não corri. Sobre a resenha dos bastidores do Treinão, só pra gente poder voltar aqui um dia e lembrar dessa experiência incrível, sem vestir a roupa de atleta. 
   Down tava doido pra levar uma edição da Escola pra Feira de Santana. Eu queria muito ter tempo e disposição pra nunca dizer não pra ninguém mas não tem como... Um dia a gente se encontrou e rolou aquela conversa, que pareceu papo de bar, onde a pessoa bebe e combina, depois que pensa no trabalho que arrumou. Mas isso foi só o começo, porque quando rola (do verbo rolar) um sim, a coisa flui.
   Juntar os velhos, os novos, os dispostos, os sumidos, os preguiçosos, os desanimados, os desenganados, os desencanados... Confraternizar, atrair gente que nunca viu aquilo, gente que só ouviu falar, gente que tava doido pra entrar. Um treino como uma Corrida de Aventura, com inscrição bem baratinha, mensagens de boas vindas, informativos, sequência de modalidades, tudo igualzinho a uma corrida "à vera".
   Ele é organizador da Corrida de Aventura Mandacaru, entrou na função de Diretor Técnico. Um cara técnico mesmo, com experiência como atleta e como organizador, comprometido com aquele lado bem “braçal”- o percurso-, que a pessoa precisa ir no local da prova inúmeras vezes, se debruçar sobre o mapa, trabalhar duro até o apagar das luzes do evento. Nós, Aventureiros do Agreste, temos organizado a Escola de Aventura, tentando manter padrão top das galáxias, ficamos envolvidos com as inscrições, divulgação, textos, apoiadores.
   Lançamos as inscrições lá pelo mês de agosto, depois de um parto danado até achar data, porque fim do ano é uma loucura! Eu, pessoalmente, estava comprometida até o pescoço com filho, casa, corrida, vida. Num resumo bem resumido, seriam dois fins de semana de ENEM e uma prova de proficiência em francês da filhota, uma final de Campeonato Baiano de Orientação pra mim, Desafio dos Sertões e várias mudanças de vida, só pra variar.  Foi um ano corrido! Um sufoco para participar de todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, imagina participar de dois campeonatos? E tudo conciliado com dois trabalhos.
   O Treinão de Aventura tomou forma, criou vida própria. As inscrições fluíram de uma maneira que começamos a nos preocupar com tanta gente pra administrar. Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana. Kaaporas, Mandacarus, Carcarás, Aventureiros (lindos de camisas coloridas, vivem inventando moda!), Companheiros, Novos Azimutes. Paulinho e Marcinha entraram em cena, trazendo Caatingueiros do mundo inteiro, aos montes. E em meio a 44 duplas, juntos (Aventureiros e Mandacaru), administramos informativos, ação social, empréstimos de equipamentos, como bússolas, mochilas, coletes (só de coletes, foram 19), frutas para os atletas, staffs, parceiros, local de prova.
   Admirando ainda mais o trabalho de um organizador, viu?! Down foi tão criterioso! Como seus amigos estariam correndo, acabou fazendo sozinho, absolutamente tudo que dependia dele. É muito babado pra arrumar antes da coisa acontecer! Um dia antes, ele foi na Xavante sozinho e colocou os PCs no lugar. Mauro, que seria seu apoio, passou vários dias internado, foi submetido a uma cirurgia...
   Fizemos apenas um treino de reconhecimento com ele e só fomos nos encontrar na noite anterior ao Treino, pra fechar os combinados. Vinho, pizza e muita resenha pra acordar às 4h da manhã no outro dia. Às 5h do domingo já estávamos batendo no portão do Bar da Xavante. A escolha do local foi muito feliz! O dono do bar providenciou um espaço pra gente arrumar uma secretaria. Down levou equipamento de som, providenciou os PCs em lona, mapas do mesmo material, banner, pódio, medalhas, backdrop improvisado.

Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza


   Que maravilha que é ver tanta gente animada! Que energia boa que o esporte trás pra gente! Quando os atletas começaram a chegar, estava tudo prontinho!
   Até pórtico tivemos! Paulinho nos apoiou com um pórtico e a JPEG Impressões apoiou com vários adesivos, que foram colados. Foi tanta coisa que aconteceu nesse Treinão... kkkk!.. Quando olhei pro pórtico, num momento de tranquilidade da secretaria, vi uma coisa murcha na minha frente. Evinho apareceu todo molhado de suor, explicando que a bomba de ar quebrou, aí eles subiram nas árvores e penduraram como puderam. Não é que ficou bom?! E achei tão bacana a postura deles! Ainda bem que não se machucaram!


Foto Fred Barboza

   As frutas ficaram por conta da Tac Comercial de Alimentos, que mandou até uva sem caroço, pra jogar o glamour da festa lá pra cima. Que delícia, viu?! Enquanto se serviam, os atletas se arrumavam, estudavam o mapa, iam e viam com suas bicicletas e equipamentos, naquele movimento que a gente conhece e gosta.
   No Staff: Lízia, Lula, eu, Down, Vítor, Mauro (todo costurado na barriga), Gabi, Cléo, Lúcia, Marcílio e Fred. Uma galera comprometidíssima e querida! Um pessoal que sabe o que precisa fazer e faz!


Foto Fred Barboza

   A largada aconteceu às 8:35h da manhã, com natação sob sol escaldante, digno do Sertão. Deu vontade de me jogar na água junto com eles, de fazer a prova toda. Víamos o movimento do outro lado, Fred fotografando tudo, Vitor administrando os nadadores com um caiaque, Down já seguindo pra colocar os Staffs seguintes em posição.


Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza


Foto Fred Barboza

   Eu sei que nossos atletas sofreram de um tudo nessa prova! No primeiro trekking teve de mandacaru e cansanção pra todo mundo e ainda sobrou um monte por lá. Teve aqueles que voltaram em 40 minutos e os que levaram 3 horas pra voltar pra transição. Separamos a canoagem em dois blocos, pra melhorar a logística da prova e evitar fila na modalidade. Então as duplas masculinas remaram quando chegaram do primeiro trekking e as duplas mistas e femininas remaram no final da prova. Como tivemos algumas transições no mesmo local de largada, a galera passava pela mesa pra comer frutas e Fred aproveitava pra tirar cada foto mais linda que a outra.


Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza

   Gente, os rádios da Canal10 Promo fizeram toda diferença! De moto, Down subia e descia. Mauro seguia de carro. Ambos monitorando todo o percurso.
   Tirando a modalidade de canoagem, todos os outros trechos tinham mesma sequência para as três categorias, mista, feminina e masculina. Depois do trekking, as equipes enfrentaram um trecho de bike, outro trekking e mais um de bike. Foram 14 Pontos de Controle (PC) nas diversas modalidades, sem contar com os PCs Hard, pra quem quisesse ousar um pouco mais.


Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza

   No fim das contas, tivemos equipes que terminaram o Treinão em poucas horas e aquelas que passaram quase o dia todo no mato. Alguns precisaram parar um pouco antes da hora e outros não viam a hora de parar. Uns deixaram seus pares e foram encontrando os amigos no caminho pra não perder a festa. 


Foto Fred Barboza

   Vale lembrar que encarar a linha de largada é o grande desafio. Precisa montar dupla, arrumar equipamento, organizar logística, alinhar objetivos, ler informativos... Desafio mesmo! Por essa razão, ao invés de uma medalha finisher pro Treinão, fizemos uma caneca Starter com nosso mega apoiador, Grupo BBBrindes, pra lembrar a todos aqueles atletas que suas histórias estão apenas começando. Aquela coisa de “Começar uma nova vida” é sério mesmo!

Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza

   Que festa linda! Além de ter sido marcada pelo encontro de grandes amigos, pudemos conquistar mais apaixonados pelo esporte. Sem sombra de dúvidas, as provas da Bahia ganharam novos atletas! Sem atletas não tem prova...
   Nossos sinceros agradecimentos à Mandacaru Aventuras, pelo convite que nos trouxe tanta alegria e aprendizado. Trabalhamos com harmonia, respeito, confiança e maturidade. 
   Aos nossos apoiadores, um VIVA!! Aos novos atletas, muitos VIVAS! Sejam todos muito bem vindos!


Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza

Foto Fred Barboza





Comentários

Down costa disse…
Que show de relato, muito top hehehe claro que sou suspeito mas ficou bom é já fiquei cansado só de ler rsrsrs
Tamo junto em 2020.

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac