Pular para o conteúdo principal

Que treino que nada!!

   Aí Deus disse:
   - Minha filha, você está fazendo 40 anos. Já pintou o sete nesses anos todos! Você não para quieta! Capoeira, teatro, natação, dança, corrida, remo, rappel, mountain bike... Tá na hora de dar uma pausa de alguns dias pra relaxar, repensar, recapitular e recomeçar. Já mandei recado várias vezes, dizendo para você descansar um pouco. Mandei uma gripe de 10 dias, mandei aviso pelos seus amigos, pelos seus filhos.. sua mãe também deu o recado. Mas, você continua trabalhando, inventando coisa pra fazer, treinando.. e não pára. Agora vai ter que descansar um pouco!
   Muitas vezes, os amigos questionaram minha vida de corredora.. Dias antes do meu aniversário, estava no auge dessas reflexões. Aquelas reflexões de mudança de primavera.. Das mais importantes, diga-se de passagem! E as justificativas que eles encontram para minha dedicação ao esporte são bem interessantes! É claro que tem muitos que admiram, e só. Alguns dizem que faço para fugir dos problemas, outros dizem que quero me aparecer e ainda há os mais pessimistas que afirmam que vou envelhecer mais cedo do que qualquer pessoa. Pô bicho! Acho a maior graça de quem acha que não fazer nada é que é normal, fazer muita farra é que é normal. Embora também saiba que qualquer coisa em excesso sai do padrão de normalidade e esse negócio de ser equilibrado é um troço pra lá de complicado, meu lado reflexivo fica ligado.
   Sim! Já corri para esquecer meus problemas! Tem coisa mais saudável do que fugir dos problemas dando uma corridinha de 10km?? Não, de 15km.. Já treinei por um monte de motivos! E demoro horrores para achar uma explicação exata para tudo o que faço. Possivelmente, fazer análise tornaria tudo isso mais rápido. Mas, não tem dinheiro que pague a companhia dos amigos, o contato com a natureza, a adrenalina de uma boa trilha, o cheiro da terra, a lama na cara, o espírito de equipe, o pensar no outro, o cuidar do outro. São tantos os ganhos, que as perdas viram meros detalhes. Todo mundo vai ficar velho.. não adianta não! Além de tudo, simplismente, amo contar estórias! Adoro escrever as maluquices que faço, e as que penso também! Imagino que estimulo alguém a se mexer, a tomar atitudes, a mudar seus padrões.
   Adoro fazer aniversário e nem sabia porque aquele dia não estava tão interessante para mim. Achava que era uma crise dos 40 anos quando, na verdade, nem estava me incomodando com a idade que fazia. Se eu não fizesse 40, teria morrido. Dá pra entender isso? Mas, acredito que tive vários sinais para não entrar naquela cama elástica.
   Já pensei, nesses dias de repouso, que enlouqueceria de tédio. Por que cargas d'água isso aconteceu comigo?? Tá um 'saco'! Tenho feito o possível pra manter o bom humor. Tadinhos dos meus filhotes! São uns amores! Amores mesmo! Fazem de tudo para ajudar. Sei que isso faz parte da minha condição de provisoriamente impossibilitada de resolver minhas coisas. E eles são só crianças que se esforçam e dão o máximo de si.. Tenho que dar graças a Deus! Se eu não tivesse filhos, meu bicho de estimação não conseguiria fazer nada por mim. Os amigos não podem se mudar pra minha casa e nem ninguém da minha família, embora estejam todos se empenhando no que podem.
   Isso é bom! Do que é mesmo que estou reclamando?! Todos os dias tenho visitas dos meus amigos queridos, já fui comer pizza de muletas, fui ver a peça de teatro da minha filha, trabalhei um dia no consultório e estou aproveitando para estudar e ouvir muita música. A turma compra medicamentos pra mim, traz o pão pra gente tomar café, liga. Até dança das muletas já inventei! Meus braços estão ficando malhados com as descidas e subidas das escadas. Ou seja, estou fazendo bom proveito desse momento que parece difícil. Sei que tem gente em situações muito piores e não posso reclamar de jeito nenhum. Basta usar a criatividade e ter senso de humor que o tempo passa mais depressa. A palavra chave do momento é PACIÊNCIA. É isso! PACIÊNCIA!
   Então, lembrei de uma frase que li um dia desses que dizia assim: "Recuar?? Só se for para dar impulso!"
   Paciência Luluzinha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Malacara Race 2023- 500km PARTE 1

  Foto: @luiz_fabiano_ibex O que preciso fazer pra ir correr na Malacara? A logística pra enfrentar um desafio como esses é extremamente complexa. Envolve sua vida toda, trabalho, família, parentes e aderentes. A vida dos meus filhos tem que estar toda organizada, preciso tirar férias, tomar mil providências... Nessa lista vem inscrições, passagens, equipamentos, alimentação, agasalhos, uniformes. Coisa doida!😎 A Malacara Race fez parte do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, seguindo todas as regras com rigor, principalmente, no que se referiu à conferência de equipamentos. Muita coisa já tínhamos, outras, precisamos providenciar.  Quando eles liberaram o guia com a logística da prova, conseguimos saber quantos estágios seriam, ter ideia da previsão de duração de cada um, o que levaríamos de alimentos, o que encontraríamos quando acabasse cada estágio. Mesmo com toda organização, a cabeça dá um nó. Tive momentos de ficar parada na frente de tanta comida, sem saber o que faz