Pular para o conteúdo principal

Resenha da Peleja do Domingo- Final do CICA


   Depois da segunda etapa do CICA, a Mandacaru, a coisa foi ficando feia. Sem melhora na lesão do tornozelo, entre ultrassonografias, ressonâncias e treinos frustrados, o médico proibiu Vitor de fazer qualquer atividade física, incluindo fisioterapia, e indicou cirurgia imediatamente. Disse que cortaria aqui e acolá, emendaria isso naquilo e o cabra passaria, pelo menos, 6 meses sem treinar. Bom... Até uma segunda opinião médica, diante de todo alarde, melhor não arriscar. Fui atrás de Marcelo para compor a dupla mista. E, para não perder a festa, lá estava Vitor, no “apoio”!
   Na pontuação obtida pelos resultados das duas últimas provas, estávamos tecnicamente empatados com outra dupla mista (Paulinho e Marcinha, da Caatinga Trekkers). Então, as duas primeiras posições do ranking final eram possíveis, a não ser que não fizéssemos a prova.
   Chegamos em Tanquinho, pequena cidade a 40km de Feira de Santana, bem cedinho. Com neblina pra não acabar mais! E, sabe aquele morro que tem do lado esquerdo da estrada?? Quem já passou por lá sabe. Foi nosso primeiro PC!

   
   Largamos todos no trote, atravessamos a pista e começamos a subir. Logo no começo tinha meio mundo de gente botando os bofes pra fora, incluindo a mim. Mas, finjo que tô ótima, como se nada estivesse acontecendo, rs! Marcelo vinha logo atrás, contando a distância pra gente entrar à direita quando desse 700m de subida. Encontramos a trilha exatamente em 720m. Vimos a entrada à direita, achamos muito perto e continuamos subindo. Não basta ser bocó, tem que comprovar!!
   O visual lá de cima era mesmo de tirar o fôlego! Olhamos em volta, procuramos alguma trilha, verificamos o mapa e voltamos os duzentos metros que subimos errado. Pela trilha certa, chegamos ao lajedo de Nossa Senhora do Terço Pendurado. Alguém até comentou, brincando, que era o PC, rs! Parecia mesmo que a trilha acabava na Santa. Olhamos por ali, por acolá... Tinha um monte de equipes procurando.  Fiz um azimute, olhei para a direita e chamei Marcelo. Estamos ficando bons farejadores... A continuação da trilha estava ali! No caminho, encontramos uma turma, voltando, alegando terem ido longe, sem nada encontrar. Mesmo assim, seguimos adiante, confiando  no azimute. Tínhamos que descer um pouco e subir, pois o PC estava no pico ao lado. E foi assim, em meio a mato, urtiga, aranhas, cansanção, lama, tronco e os cambau, que encontramos o PC1. Nós e uma galera que veio logo atrás... E outra que passou muito na frente, rs!!
   
   PC2 era só voltar pra pegar as bikes na largada. Ribanceira abaixo, literalmente, desci tagarelando horrores, enquanto Marcelo reclamava, dizendo que eu não parava de falar um minuto, rsrs! Nem sei porquê ainda reclama, se já me conhece tanto. A gente corre junto há mais de 8 anos e nunca parei de falar... Estava esquecido do pesadelo, rsrs!
   Vitor esperava pacientemente no PC. Muitas equipes já tinham passado mas, ali era só o começo da prova. Depois dos PCs 3 e 4, nos encontraríamos novamente no 5.


   
   Dali até o PC3 quase não teve navegação... Nem pro 4, nem pro 5. Aquela região de Tanquinho tem uma área rural bem vistosa. A chuva arrumou tudo, deixou o verde bem verde, as vacas gordinhas, os bezerros ariscos, as estradas enlameadas. Os muitos morros dão o maior charme ao visual, além de incrementar o trekking.
   Mesmo com a  pouca navegação, era preciso dar uma olhada no mapa. Assim, num instante pedalamos até o PC5, transição para trekking, que ficava numa Fazenda bem bonita, com um curral cheio de bosta de vaca. Lá, a turma estava vendendo Coca-Cola gelada e Guaramix. Coisa boa danada! Nem sabia que o tal do Guaramix era tão gostoso. Nunca tinha experimentado, rsrs!


   Depois de uma breve transição, seguimos de trekking até o PC 6, entrando pelo curral cheio de bosta, rs! Vacas cagonas!
   Tenho uma queixa sobre o mapa: Vegetação igual é dose pra leão de circo! Tudo bem, o mapa pode ter sido feito com dados antigos... Nosso amigo Mauroba sempre diz que um bom navegador tem que pensar com a cabeça do organizador para saber o que ele imaginou numa hora dessas. Descobri o que ele pensou: “Vai todo mundo se lenhar* naqueles morros!”. Resultado: Trekking difícil, bike água com açúcar... Vamos equilibrar esse negócio! 

   
   O planejamento inicial era seguirmos pela trilha à esquerda que dava a volta por trás da serra, para  virar à direita e subir entre os dois morros. Só que, do PC5, dava pra traçar o azimute, subir direto e entrar na ravina para a esquerda. Deu pra entender? Não?! Tinha um morro atrás do que dava pra visualizar. Rs!... Percebendo que era mais perto e a vegetação parecia baixa, mudamos de planos. Subimos direto mesmo! À medida que subíamos, a vegetação se transformava. O mato cresceu de uma hora pra outra, as pedras apareciam pela frente, os troncos de dendê caídos atrapalhavam o progresso. A trilha aparecia e sumia... Mas, embora não tenha sido a beleza que esperávamos, deu para progredir até o alto.
   Depois que subimos que a coisa piorou. Começamos a rasgar mato, abrindo caminho onde não tinha, seguindo para a ravina. Andava com os braços pra cima e abria o mato nos peitos. Nisso, encontramos uma cerca, atravessamos, seguimos por ela, e lá estava o PC6.
   Pela trilha de mato alto, que chegava até o meu sovaco, fomos catar o PC7. Olhando bem, a trilha estava lá! Bastava olhar beeem!! Morro abaixo, morro acima, morro abaixo. O PC deveria aparecer... Ou não! Ali encontramos Mauro e Gabi, fazendo uma bela prova, diga-se de passagem! Só que decidimos subir novamente para ver se havia outra trilha, já que o PC não aparecia. Como não achamos em cima, descemos outra vez, até encontrar o dito-cujo. Perdemos tempo... Lá estava o PC, bem no meio da floresta, exatamente como no mapa sem floresta, mas com relevo fidedigno (chique essa palavra, ui!)! Era só descer mais um pouco mesmo e confiar na navegação, no mapa, na distância, no organizador, rsrsrs! Aiai! Os PCs ficavam escondidos! Tinha um camuflado... Quem guenta??
   Para achar o PC 8, bastava descer alguns metros, pular cerca, enroscar-se nas trocentas teias de setecentas aranhas, machucar o corpo todo com cansanção, virar à direita, subir outra vez entre dois morros, tropeçar em quinhentas pedras, cair em trinta buracos, perder a trilha vinte e sete vezes, descer outra vez... Lá no açude, eis o PC8!
   E sebo nas canelas pra alcançar o PC9 e o 10 antes das 13h! Hora do corte, meu bem!! Quem quisesse fazer a prova inteira, tinha que chegar até 13h. Caso contrário, corte e redução de percurso.
   Trotamos por todo o caminho até o PC9, alcançamos algumas equipes, incluindo nossos amigos e companheiros, Gabi e Mauroba, outra vez. Juntaram-se à nós no trote até o PC10 numa conversa animada. Conseguimos! Uhuuu!


   Fizemos a transição para a bike, bebemos o super Guaramix. À propósito, Guaramix é muito gostoso por causa da sede?? Ou será que é mesmo gostoso?? Tenho que beber outra vez.
   O caminho de bike para o PC 11 era um singletrack peculiar com o mato acima do guidão da bicicleta. Até tive medo de ficar presa por lá, rs! No caminho, encontramos Alan e Diana e Paulinho e Marcinha. Estávamos muito próximos! Voltavam do PC. Também tinha Dida e Wlad, Sapo e Lene bem atrás. Ou seja, as equipes estavam emboladas e nada muito definido.
   PC 12! A prova surpresa era uma pista de motocross, onde um atleta teria de dar duas voltas. Como tenho menos habilidade, pedi para Marcelo fazer porque sempre acho que homem é melhor nessas coisas. Negociamos pelos PCs afora até ele aceitar. O argumento é que ele acha que sou mais macho pra fazer essas coisas. Eu posso com uma coisa dessas?? Concluído o babado, a próxima parada era a chegada... Estávamos em terceiro. No caminho, fomos ultrapassados pelas duas duplas que estavam logo atrás e perdemos posições na prova. 

   

    
   Resultado: Quinto lugar na Peleja!

   
E segundo o ranking final do CICA. Uau!

   Posso agradecer?? Posso?!
   O Campeonato todo foi massa!
   Adorei correr as duas etapas com meu namorado querido! Um amor de criatura de coração iluminado, tranquilo e sereno. Uma das melhores descobertas de pessoa que fiz nos últimos tempos! Que bom esse encontro nessa vida, nessa caminhada! Pra ficar melhor, adora largar tudo e sair por aí pedalando.
   Amei correr a última etapa com meu amigão Marcelo. Parceiro melhor não poderia escolher, tenho certeza! Somos irmãos, eu sei! Nosso treino não estava em dia mas, a sintonia sim, como sempre! Fizemos o melhor, dentro da nossa proposta. Obrigada dez mil vezes!
   Amei muito ver essa galera boa, participando de todas as provas, tomando gosto, comparecendo e prestigiando nosso esporte, que cresce e nos faz crescer. Ótimo encontrar gente das antigas, como Bukaliu, Clóvis, Waltinho, Daniel e outros que estavam meio sumidos dos matos e eu não vou conseguir escrever nome de tanta gente, rs! Outra maravilha é ver que tem um monte de gente que não parou, mesmo com toda dificuldade, mesmo com a coisa morna, mesmo quando a gente pensou que, talvez... As provas acabassem na Bahia! 
   Aqui estamos nós, animados com o CICA, com outras provas, outros organizadores, outros atletas, mais amigos, mais Corrida de Aventura.
   Parabéns pra todo mundo, especialmente para os Campeões das Etapas e do Geral!
   Por falar em MAIS, preciso fazer outra prova com MAIS de 100km nesse ano. Tô com síndrome de abstinência.
   Beijos e até outras!
   ... Pena que estarei em viagem à trabalho na Noite do Perrengue.


* Seria um palavrão.


Comentários

Lucy disse…
Lulu, curti muito seu release. Deu para sentir o clima todo da corrida. A propósito... Guaramix é muiiiiiiiiiiiiiiiito ruim!! Não tome de novo não!!! rs.
Um beijo e parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac