Pular para o conteúdo principal

Pelejar é preciso...

Peleja, 125 km. Por Vitor Hugo Moreau

    Pela primeira vez fui correr uma prova sem fazer absolutamente nada. Por conta da rotina de trabalho, Luciana teve que preparar todo o material. Nem na minha mochila, eu sabia o que tinha. A sorte é que nossa sintonia já é tanta que ela sabe exatamente do que eu gosto e do que eu não gosto. Quais comidas vão na bike, quais na barrigueira da mochila. Tudo. Eu ainda só ia poder chegar em Cachoeira depois de 14:00, quando o briefing já teria terminado. Sem marcação de mapa, sem ouvir o briefing. Ficaria tudo por conta da Lu. Eu ia ser atleta de percurso.
    Saímos, de Salvador 12:30, eu e Mauroba – outro que iria cair de paraquedas em cima do trem andando. Lu, Gabi, Scavuzzi e Vande – nosso estreante no quarteto – seriam responsáveis pelo planejamento da prova. Cheguei em Cachoeira uma hora antes da largada. Ainda tinha que me arrumar e terminar de preparar tudo, mas o desafio maior foi estacionar o carro perto da pousada para tirar o equipamento. Ôh cidadezinha complicada que é Cachoeira, pra não dizer caótica. Lu, já azuada, berrou meio dúzia de “vamos lás” nos meus ouvidos para apressar as coisas e fomos para a praça do coreto, onde não tive tempo nem de cumprimentar os amigos. Foi só cinco minutos para relaxar a mente e partir.
     A corrida começou como uma natação no rio Paraguaçu. Um rio lindo e gracioso na Chapada, mas que chega podre à sua foz. É uma pena que ainda sejamos responsáveis por uma degradação desse tamanho aos nossos rios. Enfim, atravessamos os 400 m do Paraguaçu tentando não abrir a boca para não entrar água. Foi um alívio quando pisei na lama do outro lado do rio. Ainda voltei para ajudar Lu no fim da travessia. Chegamos a São Félix, do outro lado e voltamos para o ponto de largada correndo pela ponte, onde pegamos as bikes, mochilas, capacete e partirmos após a primeira transição.
    Saímos da cidade pela orla do rio até o PC1 sem muita dificuldade. Do PC1 para o PC2 a primeira ladeira. Aquela região é famosa pelas ladeiras. Cachoeira fica num buraco e pra sair de lá pra qualquer lado, toma-lhe ladeira! Pegamos o PC2 e seguimos para a primeira transição, no PC3, onde haveria um rogaining. Encontramos o quarteto Aventureiros do Agreste – Scavuzzi, Mauro, Gabi e Vande – e seguimos juntos. Pegamos os PCVs 1 e 2 sem dificuldades. Indo pro 3, encontramos uma galera fazendo o percurso ao contrário. Com eles, Marcelo e Cláudio que fazia a dupla masculina de Aventureiros do Agreste. Estavam voltando pensando que já tinham passado do PCV 3, mas não. Então seguimos juntos, em octeto. Pegamos os PCVs 3, 4 e 5 também muito rápido e, quando chegamos de volta à transição, tínhamos deixado algumas equipes para trás.
    Pegamos as bikes novamente e seguimos para subir mais ladeiras. Pegamos o PCs 5 e 6, após o qual haveria a cabulosa ladeira de pedra. O pessoal tinha alertado para uma ladeira muito íngreme, com paralelepípedo que teríamos que ter cuidado para descer. E realmente, que ladeira miserável! Ainda bem que era descida e pra descer, todo santo ajuda. Ao pé da ladeira, o grupo parou para descançar e Eu e Lu abrimos uma distância do grupo, aproveitamos o pedal mais fluido para ganhar tempo. Após o ladeirão, um retão. A essa hora, o sono começa a bater mas os caramujos na estrada nos ajudavam a ficar alertas. Lu preocupada em desviar dos bichinhos e eu em mirar neles, kkkk. Lu me repreendeu, mas ouvir o ploft me ajudava a ficar acordado. Principalmente depois que me disseram que esses bichos são praga nessa região. Aí, era sem dó (risos). Pensávamos que o quarteto e a dupla tinham ficado para trás, mas eles estavam na nossa cola. Foi só darmos um vacilo no bate-e-volta do PC7 que nos alcançaram. Pegamos o 7 em uma igrejinha linda no meio do pasto e fomos por dez quilômetros de asfalto até o PC8. O asfalto dá um alívio, mas as ladeiras não deixam nada a dever pro barro. Que miséria era aquela!

PCV C
    Chegamos no PC8 – que também seria a transição de volta do rogaining para o remo (PC 9) na sexta posição geral. Como haviam oito barcos, se ninguém nos ultrapassasse, ainda poderíamos remar. Melhor ainda, poderíamos todos remar, pois éramos sexta, sétimo e oitavos gerais.
    Saímos em octeto do PC8 para outro rogaining, o que seria o trecho mais miserável da corrida. “Os PCs todos juntinho, ta mole!”. Sabe de nada, inocente! Subimos para pegar o PCV C. Achamos a boca da trilha, em um barranco. Mauro e Vande subiram para checar. Não acharam. Eu e Sacavuzzi subimos. Nada... Resolvemos atacar o PCV pelo outro lado. Talvez aquela não fosse a entrada correta. Subimos mais para pegar o PCV B – tranquilo. Entramos pela trilha ao lado para atacar o PCV C por trás. Aí começou a nossa odisséia. Distância marcada, azimute milimetricamente ajustado. Era só rasgar 30 metros de mato. Ficamos duas horas rodando até batermos em um matagal da altura de Mauroba – e olha que ele tem 1,90 m de altura! Ameaça de abelha, rasga mato, lama, tiririca e tudo que um bom e velho corredor de aventura tem direito – não tão velho, no meu caso, hehehe. Foi muito bater de cabeça para tirar a gente de lá. Olha que a Aventureiros do Agreste tem mais navegador do que gente, a essa altura éramos Eu, Mauro, Lu, Marcelo, Vande e Cláudio navegando e Scavuzzi e Gabi dando pitacos. Graças a esse Conselho Superior de Navegação, sob a batuta de Mauroba, conseguimos achar a trilha principal. Alguém ainda verbalizou: “mas a essa altura, vamos desistir”, mas foi rapidamente abafado pelos protestos do grupo.

PC I
    Resolvemos medir a entrada da trilha de cima pra baixo. Medimos cuidadosamente a distância do PCV B para trás e chegamos à mesma entrada da trilha para o PCV C. Entramos e achamos o PCV. O diabo estava fora do local indicado no mapa, mas estava tão perto que se tivéssemos varrido a região, teríamos achado. A essa altura, o cansaço começava a dar seus ares e o grupo teve uma queda de motivação. Aí surgiu a liderança da Lu. Assumiu a navegação e o comando do grupo, dando, inclusive uns berros malucos, daqueles que quem a conhece sabe bem como é. Berro de meio de mato! Aquelas maluquices que a gente faz pra se divertir na Peleja da corrida. Pra se motivar quando a merda toda estanca! KKKKK Sob a liderança da nossa Penélope, pegamos rapidamente os PCVs D, E, F, G, H e I. O PCV J era no alto do morro, uma ladeira miserável – como aliás, é o que mais tem na região. Para os PCVs K e L foi só uma questão de distância. Andamos até o pé cortar, mas pegamos todos os PCVs. Só que ainda não tinha acabado. Para voltar para a transição ainda tinha uma ladeira – já estou até cansado de falar isso – miserável! Kkkkk.
     Chegamos acabados na cidadezinha onde estava o PC 9. Depois de uma Schin limão – é ruim mas é bão – verificamos, felizes que ainda havia um barco. Uma de nossas equipes ainda poderia remar. Mesmo depois de tudo, de estrupiados e acabados, todos nós queríamos remar. Êta gente masoquista esse povo da corrida de aventura! Decidimos no zerinho-ou-um quem iria e Scavuzzi ganhou. Seguimos de bike mesmo. A essa altura, o quarteto já não tinha nada a perder. Qualquer quarteto depois deles pegaria o corte e a dupla masculina já não pegaria pódio. Eu e Lu, não: se houvesse alguma dupla mista atrás da gente, poderia nos pegar nos 30 km de bike que ainda havia até a chegada. Por isso, fomos rápido para que ninguém nos alcançasse, o que não seria difícil, pois já estávamos totalmente acabados pelas ladeiras, e ainda havia um obstáculo pela frente: lembram daquela ladeira de pedra miserável de descer que eu falei? Imagina subir! Imaginou? Então foi isso, tivemos que subir aquela ladeira de volta. O único consolo foi uma água gelada num bar no pé da ladeira e um banho de bica no meio. Devemos ter demorado uma meia hora para vencer o 1,5 km da ladeira. Ôh, miséria que foi aquela ladeira... Quando finalmente acabou, não acabou, porque tinha outra, mas vou resumir porque já estou ficando cansado de novo.
    Seguimos o mais rápido que pudemos de volta a Cachoeira, onde, depois de descer outra ladeira miserável – afinal lembram que cidade fica no buraco? Chegamos. Recebemos a feliz notícia – pra gente, claro, não pra eles – de que a BB Brindes tinha furado o caiaque e optou por sacrificar a dupla mista em prol da dupla masculina, e que, por isso, nós terminamos em primeiro lugar. A cena mais inusitada que vi em corridas nos últimos tempos foi Mauro e Scavuzzi chegando do remo, ou melhor, da vela. Mauro fez uma vela com plástico e gravetos que pegaram na beira do rio e os dois vieram trazidos pelo vento Paraguaçu acima, economizando as remadas. Sensacional!

Chegada de Mauro e Scavuzzi do remo (vela)
    Foi uma corrida ótima! Corremos como uma família de oito Aventureiros do Agreste. Ficam os meus parabéns a todos: Mauro pela última palavra em navegação, Lu, pela liderança, Gabi, pela força, apoio e estímulo nos momentos difíceis, Marcelo, pela serenidade e decisão, Cláudio, pela perspicácia e resiliência, Scavuzzi pela assertividade e bom senso e, finalmente, Vande – estreante no quarteto e em corridas longas - pela coragem, serenidade e resistência. Parabéns a Bruno, Luiz Célio e Down pela prova. Corrida de aventura de raiz, pra quem gosta de perrengue, mato, perdida e ladeira. Tudo que o esporte pode propiciar. Valeu a frase que disse pra Down quando chegamos do segundo rogaining e estendo aqui a Bruno e Luiz Célio: “você é o organizador de provas mais escroto da Bahia, e o melhor de todos também!”.

Nós no primeiro lugar!
Pódio da Peleja






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

DS 2024- Casa Nova 100km ou mais

     Uma das provas mais esperadas do ano! Seja pelo sertão, pelo Rio São Francisco, o churrasco de bode, a festa da largada, o carisma da organização ou mesmo pela paixão por esse esporte extremamente desafiador, os atletas comparecem em peso! O Desafio dos Sertões consegue ser sofrido e gostoso ao mesmo tempo! Leva a gente ao extremo, tira nosso sangue, rouba nossa alma, nossa pele e nossas unhas, mas nós não perdemos por nada!    Nessa Bahia imensa de meu Deus, gastamos mais de 11 horas de viagem até Casa Nova, com direito a uma dose extra de adrenalina, antes mesmo de começar a prova! A bicicleta de Vitor tentou se jogar do carro. Quando olhamos pro lado, ela estava acenando pela janela. Que susto! Enquanto os meninos terminavam de retirar a bike do carro, catavam os pedações do rack pela estrada e arrumavam um jeito de resolver o problema, fiquei dentro do carro até parar de tremer. Foi melhor! Quando saí estava quase tudo organizado, remendado e a viagem garantida sem avarias.

Domingão na Cachoeira do Urubu

No sábado, depois da Festa de São João da escola das crianças, arrumei a bagagem de todos, incluindo Totó, e fui despachando em Salvador. A vida sem Neusinha fica um tantinho mais agitada. Primeiro ficou o cachorro, depois despachei os filhos e fui me alojar na casa da titia para não ter que voltar pra casa. Titia queria dormir na sala, alegando que seu ronco incomodava. Como sou uma sobrinha muito legal, me recusei a deixá-la ir. Afinal, raramente durmo em sua casa. Resultado: Titia virou um dinossauro ao adormecer e eu nem imaginava que passaria a noite inteira acordada, rolando na cama com aquele som estrondoso em meus ouvidos. Bom! Pelo menos ela dormiu bem e ainda ficou feliz com a minha companhia. Levantei bem cedinho (nem dormi mesmo!) e peguei Ni em sua casa. Estacionamos ao fundo do Iguatemi e ficamos um tempo ali, esperando a chuva passar, jogando conversa fora. Aproveitei para dizer, sem querer assustá-la, que nenhuma aventura comigo é sem emoção. Sempre acontece uma coisin