Pular para o conteúdo principal

Odisseia 130km

   A última corrida em quarteto Penélopes do Agreste aconteceu em 2010, numa prova de 160km em Alagoas. Depois disso, os planos pra outras provas foram adiados por conta de outras prioridades. Não vai dar pra contar tudo que rolou antes de chegarmos em Natal porque é história pra mais de 20 páginas, por isso vou ter que jogar a prosa mais pra frente.
   O projeto se arrasta faz tempo. As meninas viviam me cobrando o retorno. No início desse ano conseguimos escolher a prova e fechar o quarteto: Eu (Luciana), Thays, Gabi e Lucy (que corre em dupla levando o nome da equipe faz um bom tempo).
   Na Bahia a gente não corre em quarteto pra não desfalcar o Campeonato. A prova foi escolhida a dedo. A Odisseia é a prova mais antiga do Brasil, ainda em execução, realizada por Sérgio Bandeira, um dos precursores da Corrida de Aventura no país, tanto como atleta, quanto como organizador. Quem gosta de perrengue vai pra Odisseia! E foi isso que fizemos.
   Já inscritas, nossa Thays informou que a família cresceria e estaria de fora da prova... Lucy mudou para o Pará... Em algum momento ficamos eu e Gabi decididas a correr em dupla, caso não fechássemos o quarteto. Daí, Bárbara e Cíntia aceitaram o convite, ambas ex-alunas da Escola de Aventura do Agreste... Cíntia teve um problema sério de saúde (está bem agora).
   Depois de muito vai e vem, pra nossa sorte, Lucy conseguiu liberação do trabalho e ficou tudo certo.
   Quarteto final: eu, Gabi, Lucy e Bárbara.
   Quase não treinamos juntas. Lucy teve que pedalar pela floresta amazônica, Bárbara conciliava treino, faculdade e trabalho e Gabi era com quem eu mais encontrava, e ainda assim era pouco.
   Eu, Gabi e Bárbara viajamos juntas da Bahia, na companhia de Gladimir e Vitor,  representantes da Aventureiros do Agreste. Arrumamos uma bicicleta para Lucy daqui porque a baldeação de Juruti até Natal seria complicadíssima. Só pra se ter uma ideia, ela saiu de Juruti um dia antes de nós. Como a decisão de levar essa bicicleta foi de última hora, sequer houve tempo para uma revisão básica.
   A van de Brutos (só depois que voltei pra Bahia ele contou seu verdadeiro nome: Washigton. Morri!) chegou toda trabalhada na pontualidade. Colocamos as bicicletas na carretinha e seguimos por quase duas horas até Barra do Cunhau, local da prova.
   Bom de Sérgio é que ele já pensa em tudo! Dá dica de transfer, pousada e o que precisar. Não tem aperto antes da prova, só no dia que tem muito.
   Depois do jantar, quando desembalamos as bikes, as surpresas começaram... Os dois pneus de Gabi estavam vazios, com o líquido do notubes escoado na caixa.
   A bichinha ficou agoniada! Vitor entrou na parada pra ajudar. Teve o maior trabalho remover tudo, limpar a sujeira toda e arrancar pito pra colocar câmaras normais.
   ...
   Pausa para o briefing...
   Quando chegamos ao terraço da pousada, o check-in rolava. O mapa lindo, todo quadriculado de canavial, foi explicadinho PC a PC, exceto os que seriam plotados a partir do segundo trecho de trekking. 
   Com a proibição do Garmin, os anjos Pezão e Malena, vulgo: casalzinho, fizeram a gentileza de emprestar um dos seus relógios pra gente ter noção de tempo. Aliás, foi uma prova em que vários anjos apareceram em momentos cruciais.
   ...
   Vitor terminou de arrumar os pneus da bike de Gabi depois do briefing. Com isso, perdemos duas câmaras reserva.
   Depois das arrumações, o mapa. As meninas participaram de todo o planejamento da navegação. Gabi não dispensou um mapa reserva e nos debruçamos por algumas horas, com Babi também fazendo suas observações.
   Amanhecemos com o pneu da bike de Lucy vazio, faltando minutos pra entregar na carreta. Que tensão da zorra pra essa prova acontecer! E a gente tinha tudo pra desanimar... Peguei mais uma câmara reserva pra trocar. Pezão passou por ali, deixou kit remendo e espátulas. E trocamos nos poucos minutos que tivemos. Ufaaa!
   Na hora de botar as bikes na carretinha, contei a Glad que só tínhamos uma câmara reserva de pito grosso. Ele subiu correndo, pegou uma 29 de pito fino e me entregou. Foi o tempo de enfiar na bolsinha da bike e encaixar na carreta.
   Nossa! Eu ficava pensando no que mais poderia acontecer, ao mesmo tempo percebia que as soluções apareciam na hora.

Foto: Odisseia. Largada com natação até a outra margem.
   A largada rolou pontualmente às 6:40h para aproveitar a maré enchendo. No meio do bolo, corremos para mais perto do mar, na parte mais estreita da travessia.
   Natação de 300m na boca da barra, vários curiosos observando. Ouvi um dizer que ninguém fazia aquilo de atravessar assim pra o outro lado, mas ignorei solenemente pra não me dar ao direito de sentir medo. Pulei na água como de costume: tênis, mochila e tudo mais. Nadei como uma louca, olhando pra trás de vez em quando para não perder as meninas, mas acabei chegando antes. Acho que nunca nadei tão rápido na minha vida e nem sei onde arrumei tanta força nos braços. Gabi grudou em Lucy e Babi veio logo atrás. Foi uma travessia muito punk! Engoli uns 3 litros de água salgada, mas era isso que a gente queria, né!? Só fiquei preocupada com nossa mascotinha Babi, que só fez 2 provas na vida, além da Corrida de Formatura da Escola de Aventura. Imaginem 130km? Entretanto, ela já começou nos surpreendendo. Apesar do cansaço, manteve a calma, nadou devagar e sempre até o fim.
   Com a maré enchendo, teríamos que voltar por lá novamente... Nem queria pensar muito no tema. Recompostas dos litros de água que bebemos, seguimos pro trekking de 12km. Gabi, nossa capitã, já veio logo me falar pra aliviar com as meninas, não puxar muito no ritmo, blá, blá, blá... Oxe! Eu juro que não fiz nada! Lucy tem o trekking mais forte de todas e só precisava se lembrar de suas habilidades. Fizemos um trekking incrível pela beira do mar, curtindo aquela manhã linda de sábado com o mar mais azul do universo! Algumas equipes optaram pelo caminho por trilha, nós pela areia da praia, tagarelando horrores e resenhando o terror que foi a natação. E 5km depois de muita tricotagem, o primeiro PC na cruz abriu os braços pra nós lá em cima da duna, descortinando uma vista ainda mais linda!


   Babi ficou responsável por levar nossa câmera fotográfica, para registrar os melhores momentos Penelopísticos, e pelo racebook. Tirou várias fotos lindas no começo da prova, depois ficou com preguiça. Lucy ficou com a contagem de tempo no trekking, a calculista. Gabi, nossa capitã e co-navegadora, marcava tempo e distâncias.


   O trekking pela praia foi tão massa que mudamos de estratégia sobre o PC “Y”. Já tinha localizado a “boca” da trilha no caminho pra cruz. Ficou mais prático. Quando a trilha acabou, azimutamos e seguimos. Muitas equipes já procuravam o PC por ali. Os marimbondos encontraram algumas equipes, antes deles encontrarem o PC. Nós só encontramos o PC, ainda bem.
   Foi a primeira vez que encontramos Vitor e Glad na prova. Eles seguiram num trekking forte logo à nossa frente. Por 3,5km caminhamos por um canal de “pesque e pague” até beirar o mangue e chegar à praia novamente.
   Com a maré mais cheia, a distância entre os pontos deu uma dobrada básica. A “boca nervosa” da barra já não era o lugar mais seguro para atravessar. Pra cair no lugar certo, fomos o mais próximo possível, na parte menos nervosa, e nos jogamos. Mas, não antes de fazer os combinados e colocar umas mochilas no sacão de 100litros. Grudadinhas, Gabi e Lucy, eu e Babi, caímos pra dentro. Chegava ao pólo sul, mas não chegava do outro lado. As meninas começaram a gritar com câimbras. O salva-vidas aproximou-se de caiaque para monitorar nossa travessia, enquanto Gabi berrava palavrões indizíveis! Deve ter ficado horrorizado! Lucy também xingou tudo o que pôde. Só Bárbara teve câimbra com educação. Tinha horas em que não sabia se estavam rindo ou chorando. Ri tanto que dobrei a quantidade de água engolida.
   A correnteza fez o favor de nos deixar um ponto depois, como se fosse um ônibus, que você pede ao motorista pra parar e ele finge que não ouviu. Mas tudo bem! Depois daquele trecho da prova, tive a sensação de que não precisaria me preocupar com Bárbara, que mostrou um preparo psicológico absurdo. Foi muito punk!

Transição Natação- Canoagem

Lucy toda feliz!
   Hora de remar 15.8km (medidas oficiais da organização). Eu com Bárbara e Gabi com Lucy. 
   Aqui na Bahia tem poucas provas com canoagem. Quando tem, os organizadores, estrategicamente, jogam a modalidade para o fim da prova, utilizando como corte pra evitar faltar barcos. Na Odisseia, “o buraco foi mais embaixo”. Não havia possibilidade de ficar sem remar, exceto se a equipe desistisse. 
   Como não treinamos juntas, inicialmente, foi mais difícil de ajustar. Bati o remo na cabeça de Bárbara muitas vezes. Fomos todas, sem exceção, no esforço para fazer o melhor. Toda vez que eu baixava a cabeça pra olhar o mapa, o barco mudava de direção e acabava fazendo aquele leme que freia e atrasa a viagem. Os galhos do mangue bem sabem o quanto tentamos.
   A canoagem é sempre um momento bom pra conversar, cantar, trocar ideia. A nossa foi um momento de alinhamento de conduta porque esse foi o treino que a gente precisava pra fazer a volta, que ainda vou contar como foi. No fim das contas, fizemos dois cortes de caminho até o PC da transição para a bike, encurtando a distância.
   Qualquer dúvida sobre a resistência de Bárbara a uma prova de 130km se esvaia a cada modalidade. A menina é bruta como o pai, Vand, que é atleta da equipe também. Segue em frente sem reclamar e até as queixas são muito sutis.
   Com a bunda quadrada do caiaque, o mountain bike de 41km veio pra dar aquela mudada na musculatura trabalhada. Um sonho a mudança de modalidade!
   Inicialmente Lucy precisou se alinhar com sua magrela nova. Após um ligeiro estranhamento, conseguiram se entender. E que vontade da nossa amiga de fazer essa prova! Eu não pegaria uma bicicleta emprestada pra uma corrida de 130km nem a pau! Minha bicicleta não largo de jeito nenhum. Lulu se superou mesmo!

Foto de Sérgio Bandeira

   O canavial não é o lugar dos melhores pra navegar. São muitos cruzamentos, estradas secundárias, caminhões enormes que mais parecem trens voadores, levantando aquela poeira vermelha pra cima e muita areia fofa pra brincadeira ficar mais emocionante. Salgadas até a alma, recebemos tratamento de beleza completo com pó vermelho. O protetor solar se misturava no rosto, formando um creme de esfoliação.
   Seguimos por uma estrada reta, atravessando para o outro lado do asfalto, para mais uma estrada de barro... Vira pra esquerda, pra direita, 500m aqui, 100m ali, descemos da bicicleta e fomos varrer a área pra encontrar o PC.
   O mapa impecável, não deu trabalho. Quem deu trabalho mesmo foi o pneu de Gabi, que resolveu furar na saída do PC. Lembram daquela câmara que Glad me emprestou de última hora? E das espátulas de Pezão? Salvação da pátria!



   Na cirurgia de troca, dentre as funções distribuídas, teve uma mocinha que ficou fazendo self na maior cara lavada, enquanto a gente suava a camisa. Quem mandou dizer que ela era a fotógrafa oficial? Tomei na cara... kkkk!
   Quando as meninas me perguntaram o que eu não sabia fazer na bicicleta, cá entre nós, pensei logo em consertar corrente e lembrei que deixei a chave de corrente no hotel. Não teria como consertar, mesmo sabendo. Vixe maria! Xocotô, mangalô três vezes!
   Seguimos para o PC 10 animadíssimas! O sol inclemente fazia sua parte, jogando aquele bafo quente sobre cada uma de nós. Nuvem nenhuma aparecia pra apaziguar a situação. No caminho, nosso casalzinho querido deixou uns remendos de câmaras, quando contamos sobre o pneu furado. As meninas olharam pra minha cara já querendo saber se eu sabia colocar remendo... Sim, sei, vamos levar. Se não soubesse teria que aprender na hora.
   O PC 10 estava no final de um sigletrack misturado com downhill, muito íngreme. Se atravessássemos o charco pra alcançar o outro PC, seria um bom corte de caminho, entretanto, encarar aquele paredão com mata fechada no fim de tarde nos parecia totalmente desnecessário. Prudentemente, preferimos pedalar 23km a arriscar.
   A subida de volta foi bem cruel, mas foi a melhor alternativa ainda assim. Fizemos uma volta da zorra, chegando ao PC da barragem já de noite. Caminhamos pela margem esquerda toda sem encontrar. Chegaram duas equipes, inclusive nossos Aventureiros, Vitor de Glad. Então, em nossas conjecturas, Lucy ventilou a possibilidade de estar do outro lado da parede da represa. Pronto! Foi dito e certo! Estava lá. Bastava olhar o mapa. Perdemos uns 10 minutos por falta de atenção. O cara botava até as bolinhas do PC na posição correta. Não tinha como errar.


   A propósito, essas meninas viraram farejadoras de PCs. Ia dando as coordenadas, elas saíam desbravando os horizontes e ribanceiras. Contavam as distâncias, marcavam tempo, não erravam uma. Juntas, fomos ganhando uma confiança na navegação que ninguém mais nos segurava.
   O ritmo na bike diminuiu no começo da noite. O pneu furado atrasou nossa prova, encurtando o tempo pra escapar do horário de corte. Ainda assim, não deixamos de fazer força, muito menos de ter esperança. Nossa capitã estimulava o tempo todo pra gente não deixar de lutar.
   Quando pegamos o asfalto para chegar até a Vila, soubemos por Sérgio que ainda estávamos dentro do limite de corte. Olha, foi tanto grito naquele breu, rsrs!!! Que notícia maravilhosa!
   Chegando à Vila, sentimos falta de Vitor e Glad. O horário de corte estava pertinho.
   Deixamos as bicicletas no canto e fomos ver o que tinha pra comer na mochila e no barzinho da D. Divina. As vegetarianas comeram tapioca e as carnívoras caíram pra dentro na sopinha de charque dos Deuses. A delícia que é comer uma comida quentinha depois de tantas horas de prova não tem preço.




   Plotei os PCs do trekking, fiz um rápido planejamento enquanto esperava a sopa. Os meninos da Aventureiros chegaram, mas não conseguiram passar do corte. Eles chegando e a gente acabando, deu pra bater um papinho e saber como estava a prova de cada um.
   Ok, então! Partimos para o nosso trekking determinadas. Primeiro o PC X porque era só travar o azimute e ir embora, se a gente não se deslocasse, claro! As meninas estavam demais! Iam na frente vasculhando tudo, catando trilha meio difusa pela noite afora. Nosso objetivo era o finzinho da área aberta, quando começava a mata. Gabriella parecia um cão farejador, louca na frente, dizendo que era por ali, por ali, por ali e, de repente, achou o PC. Nada de dificuldade! Estávamos demais!
   Seguimos tagarelantes para W, beirando a mata à nossa direita. Não demorou para entrarmos no coqueiral. Entramos na primeira, andamos os metros previstos e não achamos o PC. Com objetividade, voltamos, encontramos a trilha correta, seguimos e lá estava ele.
   O trekking foi todo na areia fofa. Suava loucamente, parecendo um dia de sol escaldante. Por um momento achei que era só comigo... sei lá, menopausa pode estar perto ou talvez não estivesse muito bem mesmo ou a sopa de charque. Nossa, que calor! Deu o maior alívio saber que todas sentiam o mesmo.
   Fizemos o trekking em 2 horas. O PC da transição e o quarteto da Coyote ficaram surpresos ao nos ver voltar tão rápido. Eles fizeram o trekking em 3horas. O nosso foi o melhor tempo do trekking. Suamos a camisa!
   Enquanto plotava o PC da bike, as meninas se resolviam. Teve gente até que tirou um cochilote. Sérgio deu as últimas coordenadas pra fase final da prova. Faltavam 2 PCs de bike, somando mais de 30km, e o trecho de canoagem.
   Das duas opções de caminho para o primeiro PC do trecho de bike, uma era singletrack numa mata e a outra uma volta bem maior por estradão. Estrategicamente, optamos pelo estradão. As meninas estavam cansadas, nossa iluminação começava a dar sinais de morte... Quem tinha lanterna de cabeça funcionando, não estava mais com a da bike, e quem estava com a de bike, já estava com a de cabeça ruinzinha. Apoiar na iluminação na estrada mais aberta seria bem mais fácil.
   O pessoal da Coyote não demorou a sair. Nós demoramos mais uma meia hora e seguimos. Sérgio foi embora logo depois e passou por nós na estrada, desejando boa sorte.
Com 3km de pedal no asfalto, a corrente de Babi partiu. Lembrei da chave de corrente que deixei no hotel. Quase morri! Cheguei a tirar tudo da mochila pra ver se não estava enganada. Nada de chave. Ficamos ali olhando, pensando, tentando encontrar uma solução. Catei o power link, peguei meu canivete, pensei, tentei... Não havia nada que pudéssemos fazer.
   Sérgio tinha acabado de passar, não queríamos resgate, talvez tivesse outro jeito. Pensamos em voltar na Vila pra ver se achava alguém pra ajudar... uma oficina, uma bicicleta. De repente, umas luzes apareceram do sentido da Vila em nossa direção. Nem acreditamos! Era a Coyote, que não tinha conseguido encontrar a trilha e decidiu fazer o mesmo trajeto que escolhemos.
   Olha, esses meninos fizeram de tudo pra ajudar. Fizeram força, tentaram colocar o power link, que não era do modelo da corrente de Bárbara. Demoraram pelo menos uns 40 minutos tentando nos ajudar. Quando decidiram emendar a corrente, a chave deles quebrou. Precisavam ver nossas caras. Não tinha mais jeito! E vocês acreditam que essa galera propôs rebocar Bárbara por mais de 30km pra gente não desistir da prova? Pôxa, como ainda tem gente boa nesse mundo e no nosso esporte. Só não aceitamos a gentileza porque seria muito sacrifício pra eles.
   De volta à estaca zero, em consenso, decidimos tirar os tênis da mochila pra empurrar a bike de volta até a Vila, na esperança de achar um filho de Deus que ajudasse. Não tinha sentido que fossemos pedalando e Bárbara empurrando. Caminhando e jogando conversa fora, depois de mais ou menos 1km, avistamos mais lanternas. Mas não tinha nenhuma equipe mais na Vila... Que estranho! Nem acreditamos quando avistamos a Bichos Escrotos, equipe do Ceará, vindo em nossa direção.
   Eles disseram que estavam cortados e decidiram ficar mais um pouco na Vila. Começaram a arrumar a corrente, dizendo que só sairiam dali quando estivéssemos com a bicicleta pronta. E foi o que fizeram! Por mais de 40 minutos, praticamente uma cirurgia pra tirar o gomo da corrente, que empenou. O outro gomo deu certo. Essa turma foi demais com a gente!
   Dali em diante, a corrida era contra o tempo, por conta do risco de perder o avião. Voltamos às sapatilhas, nos recompomos e seguimos. Bárbara um pouco tensa com a corrente reduzida, foi ganhando confiança e pedalando cada vez mais rápido. Quando iniciamos a trilha que já perto do PC, cruzamos com casalzinho. Logo depois com o quarteto que nos ajudou. Todos achavam que tínhamos desistido da prova.


   No caminho pra o PC tinha umas valas enormes, obstruindo a passagem. Deu uma chuvinha pra aliviar o calor, que deu também aquela melecada incremental nas sapatilhas. Encontramos o PC e seguimos. O outro estava longe, muito longe, em outra vila na beira da praia. Uma vista linda, um paraíso. Na subida de volta, mesmo com pressa, paramos numa casa pra um banho de mangueira.
   Comecei a mentir pras meninas. Toda hora faltava pouco mais de 5km pra chegar e o caminho era com muita descida. Bárbara parecia que tinha bebido algum energético. A menina pedalava loucamente... Jovem é outro papo! Rs! Dizia que queria chegar logo, torcendo pra canoagem ser cancelada. Oh ilusão!
   Imersa em meus pensamentos, vislumbrava nossa chegada com muita emoção. Chegava a sentir a descarga de adrenalina e as lágrimas nos olhos. Faltava pouco, muito pouco.


   A chegada na beira do rio foi uma alegria! Fizemos a transição mais rápida de nossas vidas (mentira!) e seguimos remando até a chegada... Acabaria aqui se não fosse uma remada escrota, com vento contra, correnteza muito contra, tudo contra. Por quase 4 horas, apliquei tudo que treinei de leme na ida, naquela volta. Puxava a pá pra o meu quadril com uma força que imaginei não conseguir me mexer no dia seguinte. Não podíamos dar uma trégua de descanso.
   Foi duro, suado, sofrido, penoso. Eu e Babi nos entrosamos completamente. Lucy e Gabi vinham logo atrás e a gente avançava pra chegada fazendo muita força.


   Correndo contra o tempo, nós, Penélopes do Agreste, cruzamos o pórtico de chegada em segundo lugar na categoria e terceiro geral, carregando os barcos, com direito a abraços calorosos e muita emoção.




   Foi um retorno tão incrível, que só de lembrar vem a sensação de vitória outra vez. 
   Em nome das Penélopes, muita gratidão à todos os atletas que estiveram presente, especialmente Bichos Escrotos, Thunders e Coyotes, que nos apoiaram incondicionalmente. Só de lembrar do desprendimento dessas pessoas, vem um sentimento tão bom que, sem dúvida, será levado a cada uma em forma de energia positiva.
   Meus Aventureiros do Agreste queridos, somos um só coracão transbordando de amor! Só gratidão aos meninos!
   Sérgio e sua equipe, muito obrigada! Valeu cada investimento, seja físico, psicológico ou financeiro, que fizemos para chegar até a Odisseia! Uma prova milimetricamente planejada, com mapa impecável, organização Top das Galáxias, camisa, pórtico, backdrop, transporte de bikes. Não faltou nada! Que bom que fomos! Ano que vem estaremos coladas mais uma vez!
   Meninas... Ah meninas! Fomos incríveis, guerreiras, divertidas, fortes, companheiras, solícitas, participativas, maravilhosas! Tinha que ser com vocês, tinha que ser na Odisseia, tínhamos que encontrar tanta gente boa, era pra ser assim: TRIUFAL!
   Já estou pensando na próxima e com muitas saudades!

   Luciana Penélope do Agreste (com nome e sobrenome)

Comentários

Ana Paula Mattos disse…
Lu, adoro os seus relatos. Vivo a prova quando leio! parabéns, você é top!

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac