Pular para o conteúdo principal

Itália- Parte 4- San Giminignano

   Essa parte da viagem foi uma experiência bem interessante! Desprendidos de grande parte da bagagem, com uma pequena mochila nas costas, pegamos a estrada com bicicletas alugadas em Florença.  Na bagagem, duas mudas de roupas, produtos de higiene pessoal, papeis do seguro de viagem e passaportes. Sem internet, "printamos" telas dos mapas pra termos ideia do percurso, que já estava quase decorado na cabeça.


   Atravessamos a Ponte Vecchio, em direção à Porta Romana para o sul (ou seria sudoeste?) da Toscana. A Porta Romana é uma porta enorme mesmo, por onde passam carros, gente e bicicleta. Tudo ali era murado, antes.
   Evitando as vias mais movimentadas, seguimos por Certoza em direção à Tavarnuzze. Num cruzamento, com dúvidas, sentimos dificuldade pra pegar informação com alguém. No interior, é mais complicado encontrar alguém que fale inglês, além disso, o italiano é mais difícil de entender. Por dedução, intuição ou sei lá o quê, escolhemos a estrada da esquerda, por uma subida de 6km. Tiramos foto, sofremos um pouco, curtimos a paisagem e chegamos num lugar chamado Bagnolo-Cantagallo (que só soubemos o nome depois). Bem charmoso com uma pracinha linda, aquela igreja de praxe, sorveteria, café... Cheios de dúvidas, decidimos saber onde estávamos e pra onde iríamos. Depois de meia hora de conversa, percebemos que tomamos a via errada, tendo que voltar quase tudo. Mas havemos de convir que na descida todo Santo ajuda. Na Itália deve ter mais Santos do que em qualquer canto.
   Pra relaxar, tomamos um delicioso sorvete, antes de retornar. Descemos até perder a vontade de descer, pegamos um desvio à esquerda e caímos direitinho na Via Scopeti, onde deveríamos estar a mais tempo.


   Na Itália, a todo momento a gente se encontra com ciclistas. Os motoristas tem um bom nível de respeito por quem pedala, inclusive, mantêm aquela sonhada distância de 1,5m que a gente queria que acontecesse aqui no Brasil. Apesar de achar que já melhoramos bastante, tem uma evolução danada pela frente!
   No caminho, os cipestres, os rios, a vegetação encantadora e muitas ladeiras. Como não pegamos bicicletas elétricas, as subidas foram na base dos “cambitos” mesmo. Subidas sem fim, cidades pequenas com belezas também sem fim.
   Depois do perdidão, boa parte do percurso pela via Scopeti, passamos por San Andrea In Percussina, San Cassiano Val di Pesa e várias outras pequenas cidades. Apesar das inúmeras ladeiras, a viagem de bicicleta foi extremamente agradável. Lembro que cortamos um caminho, por indicação do Google Maps, entrando numa área rural, com placa de sinalização contendo nome da rua e tudo. As casas de campo lindíssimas chamavam atenção a todo momento!




   Numa dessas ladeiras sem fim, dessa vez descendo, fui à frente numa boa velocidade. Antes de entrar numa curva, olhei rapidamente pra trás e não vi Vitor. A rua estava vazia... Depois de alguns minutos, que me pareceram horas, vi um caminhão enorme descendo. Nossa! Aquilo me assustou tanto! Continuei descendo um pouco mais devagar, nada de Vitor, até que parei. Eita que o pensamento divagou negativamente na velocidade da luz! Nem sei quanto tempo durou mas deu tempo até de pensar no funeral. Ufa! Ele apareceu, contando que o caminhão atrapalhou a descida, que precisou recuar, mas deu tudo certo. Ô susto!


   Em San Giminignano mesmo, só fomos chegar no final da tarde, depois de subirmos uma serra sem fim. Um sacrifício totalmente recompensado com a chegada naquela cidade medieval incrível! Pelo Airbnb, alugamos um apartamento num prédio que um dia foi um Castelo cheio de história. A dona do apartamento arrumou um lugar para as bicicletas  e nos acomodou confortavelmente. Ao abrirmos a janela, uma vista de cair o queixo!


   Nem vou contar sobre os pontos turísticos porque isso vocês encontram em todo canto na internet. Foram duas noites em San Giminignano, caminhando pelas ruas, visitando museus e igrejas, subindo torres, tomando sorvete (não só o considerado melhor do mundo) e comendo comida gostosa, tanto de restaurante, quanto feitas por nós mesmos. Como gostamos de provar as delícias do lugar, no mercado, compramos carne de caças e fizemos assados deliciosos. Nossas viagens ficam com um custo menor com as visitas aos supermercados. Algumas vezes, nem precisamos ir a restaurantes e comemos muito bem.









   Então foi isso! No dia 23 de junho, nos despedimos da cidade Medieval, de bicicleta, com as mochilas minimalistas, bem cedinho, ladeira abaixo. Tão cedo chegamos em Florença, que tivemos que ficar sentados numa praça, tomando sorvete, até chegar perto da hora do check-in do hotel.
   Na próxima postagem eu conto como foi em Veneza.
   Até loguinho!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Malacara Race 2023- 500km PARTE 1

  Foto: @luiz_fabiano_ibex O que preciso fazer pra ir correr na Malacara? A logística pra enfrentar um desafio como esses é extremamente complexa. Envolve sua vida toda, trabalho, família, parentes e aderentes. A vida dos meus filhos tem que estar toda organizada, preciso tirar férias, tomar mil providências... Nessa lista vem inscrições, passagens, equipamentos, alimentação, agasalhos, uniformes. Coisa doida!😎 A Malacara Race fez parte do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, seguindo todas as regras com rigor, principalmente, no que se referiu à conferência de equipamentos. Muita coisa já tínhamos, outras, precisamos providenciar.  Quando eles liberaram o guia com a logística da prova, conseguimos saber quantos estágios seriam, ter ideia da previsão de duração de cada um, o que levaríamos de alimentos, o que encontraríamos quando acabasse cada estágio. Mesmo com toda organização, a cabeça dá um nó. Tive momentos de ficar parada na frente de tanta comida, sem saber o que faz