Pular para o conteúdo principal

A PELEJA DE 2014


   Depois do Perrengue, a Peleja. Pessoal bem criativo quando se trata de dar nomes a provas de Corrida de Aventura. A próxima é Couro de Bode. Ainda vai ter Mandacaru, Cangaço e Desafio dos Sertões. Estamos organizados pra não perder nada, ainda arrumar tempo para correr Orientação, além de ter uma vida de gente normal, é claro, rs!

   Sempre me gabei de não levar muitos tombos em provas. Minha última queda, que pareceu mais grave, foi há uns 7 anos atrás. Numa Paletada que aconteceu na região do Recôncavo, num asfalto, na chuva, de madrugada com muito sono. Tudo propício, associado à inexperiência, resultou numa queda que tirou nossa equipe daquela prova. Nesse fim de semana, por alguns segundos, pensei que fosse precisar ser resgatada por ambulância. 
   Tudo pronto para a largada! Passei a semana viajando, cheguei na sexta, sábado arrumamos as coisinhas e fomos à Feira de Santana. Domingo de manhã cedinho estávamos todos confraternizando na praça de Tanquinho e nos organizando para partir para mais uma Corrida de Aventura.
   Correr 40km é ótimo! Basta tomar um café reforçado com ovo frito, levar cinco barras de cereal no bolso, três litros de água no camelback, dinheiro pra comprar coca-cola, que a corrida flui que é uma beleza! Se a organização oferecer salada de frutas, sanduiche e água, fica ainda melhor. Pois é! Foi assim...

   Depois da volta de apresentação na praça, seguimos de bike rumo ao primeiro PC da Peleja, primeira Etapa do Campeonato do Interior de Corrida de Aventura. Não poderia ser mais tranquilo... Um trecho de bike com poucas ladeiras, num estradão bem bacana de pedalar. Vai mais um pouco, segue por 1,5km, OPS! Passamos direto! Aquelas casinhas deveriam estar antes de nós... Então entramos pelo curral pra cortar caminho, encontrando o PC2.
   Do estradão até a porteira, da porteira pro asfalto, do asfalto para o corredor de cerca. Pronto, PC3! Estava curtindo horrores! Achando tudo tão bacana! Aquele corredor de cerca, minha agilidade diante das pedras, as subidas e descidas com pequenos obstáculos, as árvores sombreando tudo... Bom demais!
   Desci com boa velocidade cheia de confiança, passando pelas pedras toda habilidosa. Até que uma pedra grandona apareceu bem no meio do caminho. Dei um grito do tipo “AAAAAAAHHHH!” e voei da bicicleta. Vitor só precisou olhar para o lado para me ver passar. Voei mesmo! Nem sabia que sabia fazer isso. Depois mergulhei no chão com todo peso do meu corpo, somado ao impulso, como se fosse uma jaca madura. Uma jaca mole. Protegendo o rosto com os braços, bati braço, antebraço, costelas, perna, coxa, quadril... A lateral direita toda avariada, rsrs! Filomena (minha bicicleta), na cara de pau dela, caiu de lado toda charmosa. Já eu, diante na sensação de tontura, náusea e dor nas costelas, preferi ficar parada só um pouquinho pra tentar sentir uma parte do corpo de cada vez. Pra ter certeza de que aquela costelinha seca não estava quebrada. Achei que sairia dali numa maca. Mas, esse pensamento durou poucos segundos.

   Alguns Aventureiros passavam na hora da queda... Levantei, xinguei Filomena, que parecia um burro. Daqueles que derrubam o dono e parecem rir da queda. Nem um arranhão. E eu, toda estrupiada. Na verdade, preferia que a bicicleta não tivesse quebrado mesmo. Levantei, sacodi a poeira do corpo, montei na bicicleta e saí pedalando. Devagar nos primeiros 5 minutos, depois, como se nunca tivesse caído. Que bom que continuamos!
   As bicicletas ficaram no PC4 para seguirmos para os sanguinolentos PCs 5 e 6, no trekking. Seguimos 1km no azimute 200 até o pé do morro, depois 800 metros até onde deveria ter uma trilha para o topo. Rs! Não tinha trilha não gente! Fomos pra lá e pra cá, pra lá e pra cá... Nada de achar trilha. Achando que, atacando o morro a partir do PC7 poderia ser menos íngreme, resolvemos dar a volta. A subida deve ter sido tão dura quanto do outro lado. Meu Deus, quanto cansanção! Quanta pedra, quanta escalaminhada, quanto mato, quanto espinho!!! Àquela altura nem lembrava da queda. “Tateando” pelos matos, subimos com a rapidez que a natureza permitiu. Vitor vinha cheio de ofegância! Eu, disfarçando bem a respiração, andava dando pressa. Quem me vê ali, pensa que estou ótima, rs!
   No meio do caminho já vinha um bolo de gente descendo. Cada um contando coisas terríveis sobre os PCs 5 e 6. Percebemos que a nossa escolha não foi boa. A vida é mesmo feita de escolhas. O caminho pode ser árduo. O resultado pode ser aproveitado, seja qual for, dependendo de como a gente encara a Peleja da vida.
   Desistir nunca, render-se jamais, divertir-se sempre. O nosso lema!
   Finalmente, aos trancos e barrancos, chegamos ao PC5. E fomos para o 6 também. Terrível mesmo mas, nada que não tenha feito em alguma corrida de aventura. Como uma lagartixa capenga, tinha que achar um lugar do corpo que não doesse para encostar nas pedras. Não tinha como não lembrar da queda, rs! Uma escalada leve, mas bem difícil pra uma criatura toda avariada como eu, naquele momento. Com toda dor, consegui chegar ao PC6 com uma sensação de superação que há tempos não sentia.
   O sol castigava na descida. Sem uma gota d’água, eu e Vitor fomos até o PC7, desesperados por um gole de água. O cansanção comia no centro, a trilhas sumiam, os despenhadeiros apareciam, até que, finalmente, a terra foi ficando plana. Sem contar que pra descer todo santo ajuda. Precisa nem de reza.
   No PC7 tinha água morna mas, foi um alívio retado!
   Seguimos para o 8, fazendo um trekking forte. Sobraram poucas bicicletas por lá. O remanescente era só de sequelados, rsrs! Assim como nós, é claro! Bebemos uma água bem gelada na casinha. Joguei um pouco de água na cabeça e usei o sanitário do simpático casal de idosos. Muito simpáticos mesmo!
   Meu sangue insistia em querer esfriar. Sabia que começaria a sentir dores... O corpo começara a arrepiar, rs! Péssimo sinal de caruarite aguda! Mas, minha gente, nada como água na cabeça, comida e um pouco de sombra pra regenerar uma doida como eu.
   Bem na hora de sair, percebemos que o pneu da bicicleta de Vitor estava murcho. Nada que a gente não soubesse que aconteceria. Esperávamos até coisa pior. Desde Lauro de Freitas que esse pneu sinalizava que nos daria trabalho. Mas, nem foi tanto tempo perdido assim.
   No PC9 tinha uma vendinha com coca-cola. Um lugar bonito, numa fazenda  simpática! A prova estava quase no fim... Com um sol de fritar os miolos e pouquíssima sombra, seguimos pela estrada afora até que encontramos Luiz Célio, dizendo que poderíamos seguir direto para a chegada que a prova havia acabado. Confesso que dei um grito interno de alegria, rs! Mesmo achando que éramos os últimos dos últimos, seguimos animadíssimos para a chegada, até a subida final que parecia que não acabava nunca. 

   Lá na praça, já sem pórtico de chegada, a premiação acontecia... Ainda assim, fizeram festa com a nossa chegada e nos convidaram a subir no pódio. Afinal, o CICA premia até o sétimo lugar. Ficamos em sexto lugar, num pódio recheado de grandes amigos.
   Foi massa! No começo do ano, eu e Vitor renovamos nossos laços de amor, juntando nossas escovas de dentes. No CICA, renovamos nossos laços de amor à Corrida de Aventura, levando em consideração o lema da nossa equipe Aventureiros do Agreste. Desistir, só em caso de risco de morte!
Precisava principalmente ser divertido! E foi!
   Amamos a prova! Organização muito show em todos os aspectos!
   Aproveito para fazer um agradecimento especial ao meu amigo-irmão Marcelo Azoubel, que nos fez a gentileza de levar nossas bicicletas para a prova. E para dar os parabéns mais do que especial para nossos Aventureiros Lucy e Vande, que mandaram muito bem na prova, conquistando quarto lugar.
   Tô toda feliz porque não quebrei meus dentes nem nada. Dente dá um trabalho danado pra consertar! Descobri que posso voar e sei cair como nos filmes de ação. Meu anjo da guarda, o Zé,  é sempre muito legal comigo!
   No mais, tenho que levar minhas perebas pra passear, já que preciso focar no Running Daventura 42km, dia 24 de maio. O objetivo é terminar a prova!
   Depois é a Corrida de Aventura Couro de Bode, lá em Juazeiro. Vamos treinar meu povo, que tem mais três etapas de CICA pra gente fazer!
   Beijos e até muito breve!
   PS: O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre!

Comentários

Parabéns meninos,lindo seu comentário Lu,melhorou da queda?????
beijosss
Luciana disse…
Quase boa das perebas! Já treinando pro Running 42km. Beijos!

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac