Pular para o conteúdo principal

Corrida de Orientação

   Feira de Santana, domingo, Corrida de Orientação. Aproveitei para fazer um pedal básico no sábado com meu cunhado, que depois conto como foi. Senão, fica muita coisa nessa postagem.
   Meu cunhado viu o croqui que indicava o local da prova e disse que eu não chegaria lá. Achei graça! Como não chegaria lá?! Ele é tão preocupado que queria ir comigo no fim da tarde de sábado, só para ter certeza de que acertaria no domingo. Não sabe de nada! Tô tão acostumada a me perder! E sei me achar direitinho.. Sem dúvida não havia motivo para preocupação.
   Deixa explicar.. Na Corrida de Orientação você sai pelo mato, procurando os pontos plotados no mapa, que recebe na hora da largada. As pessoas da mesma categoria saem em horários diferentes, determinados pela organização. Ganha quem fizer tudo em menos tempo. Novatos, Convidados, Elite, Juvenil, Dupla. Não falta lugar pra ninguém. Fui na Elite Feminina.
   Acordei cedo, comi, organizei tudo e fui. Não antes de levar meu Totó para fazer um xixizinho básico do lado de fora. Ele acabou viajando também! E se comportou muito bem! Tomou logo um 'sopapo' depois que fez xixi na varanda da minha irmã e resolveu se comportar.
   Já encontrei Marisa, Geri e outros amigos no caminho e fui sentindo-me em casa. Na verdade, já fiz muitas Corridas de Orientação e tenho bons amigos no esporte. Estive fora da Elite por uns dois anos. Minhas aparições esporádicas eram em dupla para levar os amigos.
   Essa corrida foi num Sítio bem fofinho, cheio de cansanção, urtiga, unha de gato, gorilas, carrapicho, cercas bem fechadinhas e tudo de ruim que vocês puderem imaginar pra acabar com o caboclo. Cumprimentei os amigos e fui conversar com o troféu. Cheguei a avisar que queria que ele fosse meu. Já viu que doidisse!!??
   Putz! Só tinha fera! Dejanir, Marcinha, Meridiana..
   Eu era a primeira a largar em minha categoria. A primeira pior coisa que pode acontecer numa Corrida de Orientação é ser a primeira a largar. Acho péssimo! Sou a caça. Quem chegar junto comigo já conclui a prova em minha frente. Mesmo assim, estava confiante e firme de que faria o melhor que pudesse. E o melhor era não errar navegação e correr até cair. Se possível, cair na linha de chegada. Rs!
   "-Vamos lá Luluzinha! Você vai subir no pódium hoje! Corra!"
   Não só pensava, como falava, enquanto pegava o mapa e partia. Então peguei o prisma um... o dois... o três. Alguém me ouviu falando sozinha.. rs! O 4 estava numa árvore no meio de um mato retado! Preferi pegar a trilha para chegar até o cinco.
   Àquela altura, tinha perdido as contas de quantas cercas pulei. E de quanto carrapicho prendeu em minha roupa. Além disso, esqueci minhas luvas. Tive que usar o mapa como escudo e as mãos do jeito que pude.
   No caminho para o prisma 6, depois de pular mais uma cerca, tomei um quedão da zorra! Correr e olhar o mapa, ao mesmo tempo, não dá muito certo. O rapaz que estava subindo em minha direção não deve ter entendido nada. Sumi, de repente e levantei rapidinho. Como criança danada! Tudo bem! Não machucou muito.
   Quanto prisma escondido na moita!! O sete, o oito! Nesse trecho encontrei meu amigo Geri. Estivemos próximos por uns minutos, depois cada um foi pra um lado. Ele também corria muito! No doze tinha uma árvore e um isopor cheio de água. Bebi uma parte e joguei o resto no corpo pra esfriar o radiador. 
   Também encontrei Marisa e sua Dupla no prisma 13. Espero que ela não tenha reparado na minha falta de atenção, naquele momento. Fico meio surda quando estou na prova. E esqueço dos prismas que peguei.
   Talvez, a pior parte da prova tenha sido atravessar as cercas do 15 para o 16. Meu Deus! Quem fez aquilo pensou em destruir a pessoa com tantos espinhos! O arame farpado era bem estreito! Ainda tinha uma plantas daquelas, parecidas com  pé de abacaxi, fechando o corredor da cerca todinho. Sem faltar um pedacinho! Depois de bem inspecionar, vi que não tinha outro jeito, a não ser me lenhar toda mesmo. As meninas estavam na minha cola! Provavelmente, havia um lugar mais adequado para uma dama, como eu, rs!, passar a cerca. Infelizmente, não encontrei e rezei para que as garotas tivessem o mesmo trabalho. Só digo uma coisa: Pedaços da minha roupa e dos meus cabelos ficaram naquele mato.. e senti gosto do meu sangue na boca! Fazer o quê? Quem mandou eu ir?!!
   Depois desses babados básicos, segui correndo e repetindo o 'Vamos lá Luluzinha! Nada menos do que o primeiro lugar!'
   Bom! A segunda pior coisa que pode acontecer numa Corrida de Orientação é encontrar quem saiu depois de você. Putz! Marcinha me encontrou no prisma 19, já perto do fim da prova! Ela está muito boa mesmo! Saíra 9min depois do meu tempo. Fiz até gracinha com ela mas, não posso negar que, dei um jeito de despistá-la. Na verdade, eu fui para um lado, ela para o outro. Passei uns 5 minutos pensando que um segundo lugar não seria ruim. Desacelerei um pouco...
   Masss, uma voz dentro de mim  começou a chacoalhar os pensamentos. Lembrei de que minha proposta era correr até a linha de chegada. Olha gente! Em pouco tempo já estava correndo e repetindo que, no mínimo, daria um trabalhão às meninas. Corri loucamente para encontrar os últimos prismas, de um total de 25! Nesse momento, tive a companhia do Sr. Caumo, o famoso véio do mato. Subi as ladeiras correndo, desci correndo e atravessei as cercas sem demora. E o véio tava colado o tempo todo. Corri até a linha de chegada sem olhar pra trás. Nem olhei o meu tempo de chegada. Teria que contar com o atraso das meninas. A minha parte estava feita! Não parei de lutar, exceto naquele lapso de tempo em que encontrei Marcinha.
   Como saber se ganharia das meninas se estava sem relógio?? Tinha que esperar as garotas chegarem. Para distrair, chupei duas laranjas, comi um pedaço de melancia, conversei um pouco com os amigos, fui ao banheiro e voltei para trocar de roupa no carro. Marcinha chegou e, em seguida, as outras meninas. Sem dúvida, o pódium era mais importante para elas do que para mim, que nem tava no páreo do Campeonato. E, talvez, isso tenha me dado tranquilidade para competir sem mais tensões. As meninas chegaram em tempo estreito também. Dava pra notar que ninguém tava de brincadeira não. Estão arrasando! Todas fortes e competitivas! Fiquei feliz com o que vi!
   Resultado: Meu nome tava lá, na lista de chegada, em primeiro.
  Tinha um tempão sem fazer Orientação. Senti na pele o que a gente consegue fazer com força, determinação, concentração e coragem. Que unidos a uma pitada de sorte, fica tudo redondo! Me arranhei toda, cortei minha boca, o cansanção me queimou, rasguei mato na mão mesmo, já que as luvas ficaram em casa. Mas, deu tudo certo! Sem dúvida, estava num bom dia! Masssssa! Lindo troféu! Belo retorno!

Comentários

Marisa Issler disse…
Parabéns Lulu. A Prova tava muito dura!
Vc agora é a mais nova "Princesa do Agreste do Sertão" rsrs.
Marisa
Luciana disse…
Vocês aí em Feira estão de parabéns! A Corrida de Orientação está cada vez mais organizada! E as mulheres estão mandando muito bem! Beijos, Marisinha!!! Espero poder ir à próxima.. no CIFERROR da Lua.
Américo Sam disse…
Aí LU, bom ter vc de volta às pista de orientação...vc é uma atleta muito forte e boa navegadora...sempre quis ver um pega seu com as meninas...vou inquietar Taty, Sgt EB, para participar do pega em 6 nov, juntamente com vcs...Sua narrativa está show; visualizei cada rota que vc fez, inclusive a queda, rsrs. Parabéns...ah, essa menininha que passa junto ao pódio de vcs, é minha caçula: Letícia.
Wilney Silva disse…
Acompanhando comentário anterior
Que queda minha amiga. Acho que nem tu entendeste né mesmo? rsrs
Gostei. Muito boa a atividade.

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Malacara Race 2023- 500km PARTE 1

  Foto: @luiz_fabiano_ibex O que preciso fazer pra ir correr na Malacara? A logística pra enfrentar um desafio como esses é extremamente complexa. Envolve sua vida toda, trabalho, família, parentes e aderentes. A vida dos meus filhos tem que estar toda organizada, preciso tirar férias, tomar mil providências... Nessa lista vem inscrições, passagens, equipamentos, alimentação, agasalhos, uniformes. Coisa doida!😎 A Malacara Race fez parte do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, seguindo todas as regras com rigor, principalmente, no que se referiu à conferência de equipamentos. Muita coisa já tínhamos, outras, precisamos providenciar.  Quando eles liberaram o guia com a logística da prova, conseguimos saber quantos estágios seriam, ter ideia da previsão de duração de cada um, o que levaríamos de alimentos, o que encontraríamos quando acabasse cada estágio. Mesmo com toda organização, a cabeça dá um nó. Tive momentos de ficar parada na frente de tanta comida, sem saber o que faz