Pular para o conteúdo principal

Pedal Básico

   Não! Além do básico, seria a definição do pedal de sábado com meu cunhadinho querido.
   Claro que ele se "gabou" horrores com os seus amigos que a cunhada dele, que pedala horrores (repeti de propósito e não sei onde ele achou tanto horror), estaria em Feira de Santana no fim de semana.
   No fim das contas, depois de tanto alarde, fomos só nós dois mesmo. E, vamos esclarecer, não tem esse pedal todo não! Tenho muito que treinar.
   Feira tá um friozinho gostoso! À noite, dá a impressão de terem ligado um ar condicionado central no meio da rua. Engraçado! É tão perto de Salvador, a apenas duas horas, e o tempo é bem diferente. Lá já é o Sertão. A Princesa do Sertão, como é apelidada. O dia amanheceu nublado, sem chuva, fresco, bom pra pedalar.
   A trilha começa no quintal. Saiu, virou à esquerda, pega um retão de asfalto de uns 3km, chegou. Massa! Mas, o asfalto é estreito! Os carros passam na velocidade. Não poderia ser diferente. A educação no trânsito não muda muito. Ninguém respeita ciclista em Salvador, nem em Lauro de Freitas, nem em Feira de Santana. Paciência!
   A trilha já começa com um pouco de areia e umas ladeiras gostosas de descer. E tudo o que desce, sobe. Lá estávamos nós, subindo ladeira.
   Marcílio está bem melhor no pedal! Na verdade, nunca foi ruim! Só que não treinava. Então, ele descia com tudo, me deixando pra trás, e eu subia com tudo, descontando o desaforo. Agora a coisa está por um fio. Quase não levo mais vantagem. Teve uma hora em que ele perguntou se vi quando me ultrapassou. Sabe o que respondi??
   - Ultrapassou??! Que hora!? Não lembro não!
   Gente competitiva é uma miséria! Eu e ele parecemos duas crianças. Mas, antes, era mais respeitada! Agora está assim! Me ultrapassando nas ladeiras.
   Paramos em São Roque para relaxar um pouco, antes de começar a fazer os downhills. Descemos bastante, depois entramos numa área de pasto. As vacas curtiram a minha camisa "Rosa Penélope" e eu não curti esse momento. Por falar em vacas, os trechos de "patas de vaca" tem me perseguido. Dessa vez, pelo menos, o chão estava seco. Não precisamos carregar bicicleta. Só trepidamos bastante e o bumbum doeu.
   Chegou o subidão! O anfitrião fez questão de dizer que era muito difícil. Íngreme e técnico. Talvez eu não conseguisse. Então, eu consegui! E, lá de cima, a vista era uma beleza! Muito legal mesmo! Fiquei esperando o antitrião chegar... rs! Dava pra ver Feira de Santana, São Roque e o quanto estávamos distantes.
   Chegou a hora da trilha na mata. Pulamos uma porteira para entrar na parte mais gostosa do treino. Maravilhosa mesmo! Cílio conhecia tudo ali. Descia "avionado"! Vocês entendem "avionado"?? É bem rápido! Mas, eu fiquei meio cabreira. Não sabia o que me esperava. Mesmo assim, curti bastante.
   Ali já era a volta do treino. Fizemos um círculo para retornar a São Roque. Até lá, teve muita descida bacana!
   O treino durou quase duas horas. Pedalamos forte no asfalto, mesmo com o vento contra.
   Tive vontade de concluir com meu treino de 8km corrida, conforme a minha planilha mas, teria que ir pra uma Avenida. Desanimei! Não me estresso mais quando não consigo fazer todo o treino. Já estava planejando botar os bofes pra fora no domingo da Corrida de Orientação. Talvez tivesse mesmo que me poupar.
   Tomei bronca do meu cunhado! Ele acha que preciso me soltar mais nas descidas. Estou travada. Sem dúvida, isso é resultado da falta de treino em trilha. Tenho que treinar mais vezes em trilha, para pegar a manha das descidas. Não nego que tenho medo de me esparramar lá embaixo. Esse é o meu lado Penélope! Tenho filho pra criar e trabalho com as mãos!! Não dá pra me arriscar tanto, embora tenha certeza de que posso melhorar. Vou melhorar!
   Delícia de pedal! Vou melhorar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac