A PRIMEIRA CORRIDA A GENTE NUNCA ESQUECE

Tudo começou quando resolvemos formar o quarteto feminino, Penélopes do Agreste, para Corridas de Aventura. A primeira prova foi a corrida Bahia ao Xtremo, em Salvador, 11 de outubro de 2008. Luciana Freitas(pessoa que vos escreve), Tatiana Paiva, Sara Santos e Gabriela Carvalho.

O briefing foi na noite anterior nos deu uma prévia de como seria a corrida. Tudo bem organizado e voltamos pra casa com o mapa nas mãos. Nossa! Só consegui dormir às 2 da manhã, namorando o mapa e tensa para o dia seguinte.

Largada com uns 200m de corrida até os barcos. O trecho de remo foi muito rápido! As equipes estavam bem emboladas. Gabi e Saroca remaram muito bem e eu e Taty sofremos um pouco para acompanhar e alinhar nosso caiaque. Encontramos os PC1 e PC2 sem grandes proPegamos as bikes no PC3! Fomos para o PC4 gritando para o povo sair da frente. O Parque de Pituaçu tem bastante movimento no fim de semana! Voltamos pelo mesmo caminho para pegar o PC5. Entramos na trilha logo atrás da Atlas Brasil. “Que bom! Não estávamos sozinhas!” Naveguei afobada! Entramos na trilha errada mas, não desanimamos. Lugar maravilhoso, lagoa imensa, muito verde! Conhecemos outro Parque de Pituaçu. Fizemos a prova curtindo cada momento. Cada ladeirona!! O porta-mapas preso na bike tremia junto com meus olhos! Tive que diminuir a velocidade para enxergar! PC5 uhuuuu, finalmente! Deixamos a bike no 6, ainda dentro do Parque. PC7 de trekking em trilhas cheias de bifurcações, prestando bastante atenção no mapa. Seguimos para o 8, despencando ladeira abaixo, nos embrenhando em cansanção e tiririca, chegamos perto da lagoa, andamos pra esquerda e tivemos que subir um pouco para pegar o PC.

Ficamos famosas! Cada chegada nos PCs era uma alegria! O pessoal sempre fazia festa, incentivava! Tinha muita trilha para o PC9, por isso Gabi precisou usar suas habilidades na contagem de passos e mostrou uma precisão impressionante. Chegamos certinho ao PC9.

Decididas a cortar caminho para o 10, guardamos algumas coisas para os procedimentos de travessia da lagoa. Saroca(nossa super nadadora) nos orientava o tempo todo sobre como era melhor nadar, posição da cabeça, dos braços, etc. Lá fomos nós, Penélopes do Agreste, nos deliciando com aquela água suja do Parque de Pituaçu, nos refrescando, falando da beleza daquele lugar, do prazer de estarmos ali juntas.. Já chegou na beira!! Taty mandou super-bem!! Nadou rápido, superou o medo e curtiu o momento junto com a gente! Batemos o azimute-PC10 na cara! O 11 foi beleza e lá fomos nós escalar. Saroca e Taty ficaram nas tentativas enquanto eu e Gabi fomos pegar as bikes. A parede era totalmente diferente dos treinos de escalada que fizemos, tava todo mundo se acabando pra subir, inclusive os que nos humilharam terrivelmente nos treinos da AABB, subindo muito rápido.

Ops!! Pneu furado!! Êta diacho! Enquanto Gabi foi encontrar com as meninas, quando iniciava a cirurgia de troca mas, o meu anjo da guarda, Zé, mandou O Gordo e o Magro(não tão magro..) do Agreste para ajudar. Valeu meninos!

Vamos lá pessoal! Falta pouco pra gente sair desse Parque! PC14 e preferimos não atravessar o rio com as bikes, apesar de termos nos preparado amarrando garrafinhas vazias nas bicicletas. Fomos para o 15 pela trilha, a contragosto de Saroca. Destemida, esta figura citada anteriormente, resolveu descer aquela pirambeira do meio do caminho pedalando, caiu com tudo e precisou de ajuda no processo de separação:”bikeXpessoa”. Ganhou um tornozelo inchado e uma meia lascada de presente.

Bastava fazermos o trekking pela areia da praia até a chegada. Fomos o mais rápido que pudemos, buscando reduzir o nosso tempo de prova. Uma puxava a outra, seguimos alternando corrida com trekking por todo o trecho até o Jardim dos Namorados. A união fez a maior diferença e a nossa chegada em quinta posição aconteceu com festa.

A prova foi linda! Divertida! Nos sentimos muito confiantes com as palavras de estímulo que recebemos dos amigos.

SHOOOOW!!

Taty: Mulher retada! Sempre concentrada, poderosa, preparada, vitaminada!! Ninguém ouvia a respiração dela. Tenho que treinar mais pra acompanhar esta moça!

Saroca: Uma fofa! Caaalma! Tranquila, atenta, forte, prestativa, corajosa! Parece que nasceu fazendo Corrida de Aventura.

Gabi: Nossa!! Essa daí nem se fala! Não teve tempo para se dedicar aos treinos como gostaria. Mas Gabriella ri na cara do perigo! Não tem palavrão que ela não saiba pronunciar! Não tem sofrimento que a faça parar! É força bruta mesmo! E o passo dela dá a conta fechada! Nunca vi um negócio daquele!!

Vivendo e aprendendo, correndo e aprendendo. Navegar com equipe é bem diferente de uma prova solo ou de orientação. Se lenhar sozinha é diferente de botar todo mundo pra se lenhar. O desgaste é maior, a responsabilidade também! Nesse dia, cheguei em casa exausta, com sono e preguiça! Mas o sentimento era de êxtase, de felicidade plena e absoluta!! Não cabia em mim de alegria!

Nossa primeira prova foi um sucesso!