Pular para o conteúdo principal

MANUAL BÁSICO DO CORREDOR DE AVENTURA

  1. Treine todas as modalidades! Você tem que saber pedalar, correr, remar, fazer rappel, ascenção e outras coisitas mais. Além disso, é fundamental que um dos atletas saiba navegar. Faça treinos com o grupo pra ir conhecendo a turma antes da prova.
  2. Entre na prova antes da corrida começar. Divida as tarefas, entre em contato com os outros integrantes. Faça a sua parte e certifique-se de que seus amigos também fizeram a deles.
  3. Faça uma lista de tudo que precisa providenciar, e providencie, pra chegar no dia da prova pronto pra correr. Bote até a calçola ou a cueca na lista pra não se esquecer de nada.
  4. Antes da largada, veja se está todo mundo OK.
  5. Estabeleça funções para cada um dentro da prova. Ser apenas “atleta de percurso” dá sono. Dá pra direcionar cuidados com a alimentação, checagem de distâncias, lembretes de equipamentos e por aí vai.
  6. Esteja sempre atento aos sinais de cansaço dos colegas. Se um deles não completar a prova, você também não completa. Trabalho em equipe é trabalho em equipe, seja quarteto ou dupla.
  7. A menor distância entre dois pontos é o caminho que você conhece. Adotá-lo ou não é uma questão de assumir o risco e as conseqüências.
  8. Nunca desista antes de beber uma água, comer algo e parar pra descansar 5 minutos. Melhor chegar ao PC antes de qualquer decisão.
  9. Sempre faça festa na chegada, independente do resultado. As dificuldades até o dia da prova são tantas, em função do nosso dia-a-dia, que a vitória começa na largada.
  10. Exercite o bom humor. Isso também é questão de treinamento, caso você seja um estressadinho da vida.
  11. Ninguém tem culpa sozinho, por isso faça sempre mais do que a sua parte.
  12. Quando começar a doer, aumente o ritmo que passa.
  13. Quando você concluir que não agüenta mais, lembre-se de que lhe restam 30% de forças.
  14. Se você chegou à linha de chegada e não desmaiou, é sinal de que não deu tudo o que tinha. Essa parte do desmaio é brincadeira, rs! Não precisa desmaiar.
  15. De nada adianta ser o primeiro a chegar ao lugar errado. Não é só força, e sim um conjunto de habilidades.
  16. E, por último, o mais importante é participar. Você só vai aprender mesmo na prática.
Colaboradores: Arnaldo Maciel, João Maurício Oliveira, Fernando Scavuzzi, Mauro Abram e Luciana Freitas.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Desafio dos Sertões 2023- 140km

      Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

    UTCD 2023- 80km

       Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

    Malacara Race 2023- 500km PARTE 1

      Foto: @luiz_fabiano_ibex O que preciso fazer pra ir correr na Malacara? A logística pra enfrentar um desafio como esses é extremamente complexa. Envolve sua vida toda, trabalho, família, parentes e aderentes. A vida dos meus filhos tem que estar toda organizada, preciso tirar férias, tomar mil providências... Nessa lista vem inscrições, passagens, equipamentos, alimentação, agasalhos, uniformes. Coisa doida!😎 A Malacara Race fez parte do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, seguindo todas as regras com rigor, principalmente, no que se referiu à conferência de equipamentos. Muita coisa já tínhamos, outras, precisamos providenciar.  Quando eles liberaram o guia com a logística da prova, conseguimos saber quantos estágios seriam, ter ideia da previsão de duração de cada um, o que levaríamos de alimentos, o que encontraríamos quando acabasse cada estágio. Mesmo com toda organização, a cabeça dá um nó. Tive momentos de ficar parada na frente de tanta comida, sem saber o que faz