Pular para o conteúdo principal

Felicidade é dizer SIM para você!


   A trilha de bike foi quase uma sessão de terapia. Falei pelos cotovelos! Rs! Como os meninos estão voltando a treinar (Isso mesmo! Só treino com meninos!) e estou um pouco à frente no quesito fôlego, soltei o verbo, literalmente. Foi um ótimo treino! Até o nosso treinador marcou presença. 
   Rolou papo sobre casa, carro, trabalho, finanças. Coisas que, muitas vezes, homens tem um traquejo melhor. Gosto de saber a opinião dos amigos (homens ou mulheres) quando quero tomar decisões importantes. Embora a última palavra seja minha e as consequências dos meus atos venham para mim, quem está de fora enxerga qualquer problema de uma maneira diferente. Enxerga de fora! Além de tudo, tem gente que é mais entendido de algumas coisas do que de outras. Quando preciso resolver meus problemas com carro, por exemplo, converso bastante com pessoas que entendem de carro, e por aí vai.. Então faço um "reboculejo" com as idéias e organizo as minhas escolhas.
   Semana de reflexão..
   Um texto do Curso de Inglês falava sobre os momentos em que a gente precisa dizer 'não' para as pessoas. Todos os alunos filosofaram horrores! O facebook estava repleto de mensagens sobre o sentido da vida, sobre seguir seus sonhos, sobre felicidade, viver intensamente, etc, etc, etc. Como sou reflexiva por natureza, os miolos começaram a fervilhar.
   Seguir nossos sonhos requer destreza, cuidado e coragem. Destreza para lidar com os problemas que vão aparecer ao longo do caminho, cuidado com as pessoas e coragem de dizer não. A idéia do 'tudo tem limite' que aprendi com a minha avó nunca sai da minha cabeça. Ninguém sabe, na verdade, o que é certo ou errado. A vida é feita de escolhas e as pessoas cruzam o seu caminho para lhe 'favorecer' de alguma maneira nos seus aprendizados, sejam eles pequenos ou grandes. A vida é uma caminhada! E o limite está em você saber que não pode ser ou ter tudo. Infelizmente, ou felizmente!?
   Comecei a fazer vários questionamentos a respeito dos meus quereres.
   -Onde foi mesmo que parei nos meus sonhos?? O que é que quero? O que eu queria? E como será a minha vida daqui a mais uns anos? Isso pira a cabeça de qualquer caboclo! Se você não tem foco, se perde no caminho.
   Meu querido ex-marido acabou me inspirando nessa postagem. Lembrou de mim porque viu o texto da minha última postagem em algum canto. Fiquei pensando naquilo..
   Aproveito para dizer que é querido mesmo! E espero que continue assim para todo o sempre, pois tivemos uma bela estória de amor e aprendizado. Nossa caminhada juntos foi uma grande lição de vida! Nossas crianças são pessoas lindas! Nos ensinamos a dizer 'Não" e 'Sim' um para o outro, independente de qualquer coisa, mesmo doendo. E isso é mais um valor que quero levar para qualquer relacionamento que vier pela frente. Incluindo, amizades, trabalho e qualquer coisa.
   Então vem aquela estória de dizer 'não' para as pessoas e situações. Já sofri muito por causa disso e não poderei dizer que desse mal estou curada. Quem sabe da vida?! Só que outra coisa que aprendi diretinho com a minha maravilhosa mamãe é que preciso ser forte e decidida. Não posso ficar em cima do muro. Já tentei mas, nem consigo. Fui criada para ser guerreira, para assumir a responsabilidade dos meus atos. Gosto da vida clara, franca e direta! Adoro verdade! Coisa de gente AGRESTE mesmo!
   Viver a vida, preocupado em não magoar os outros, é viver a vida dos outros. É viver a vida que os outros querem para você. É viver os sonhos dos outros. Se alguma coisa não está bem, se seu coração não está tranquilo em alguma situação, seja no trabalho, no amor, nas finanças, ou qualquer outra coisa, pense no que pode ser mudado. E mude logo! A vida pode ser muito mais curta do que você pensa. Quando você menos espera, os 40 anos chegam, os 50 também e muito mais. E fique muito feliz em chegar lá com saúde! São tantas tragédias e tantas doenças que acometem o homem, que é melhor não reclamar. Sem queixas com o resfriado, por favor!
   Hummmm! Acho que isso é crise dos quarenta! Não sei, não!
   Mas, de qualquer forma, vamos lá! Se é pra pedalar numa trilha, pedale com vontade, curta cada momento, sinta o cheiro da natureza, o cheiro da vida. Se é para correr, aproveite para refletir e corra com vontade. No trabalho?! Faça o seu melhor, se entregue quando estiver lá, faça bem feito! Com seus filhos? Aproveite cada fase da vida deles. Qualquer dia eles se despedem para as suas caminhadas individuais. Ligue para os seus amigos para saber como eles estão! Não tem dinheiro que pague a felicidade de ouvir a sua amiga de infância dizer que nunca vai te esquecer, independente da distância e do tempo! Vai chorar?! Se descabele mesmo! Gaste suas lágrimas! Só lembre de se hidratar bastante. No amor!? Ame de verdade, com vontade, com intensidade, com vida! A coisa tá fria? Esquente! A coisa só vive fria? Vá embora! Se você não ama o seu par, limpe a área. Liberte essa pessoa para ela receber o amor que você nunca vai conseguir dar (não vai mesmo!) e se permita encontrar alguém que você ame efetivamente. Diga 'não' à mediocridade! Viver é permitir-se ser feliz! E ser feliz é ser compatível com as suas verdades, suas razões e o seu coração.
   Cada NÃO que você diz para alguém ou alguma coisa, certamente, será um SIM que você diz para você! Ser feliz é o mínimo que se deve fazer nessa vida!
   PALAVRA DE PENÉLOPE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac