Pular para o conteúdo principal

Sou eu no caminho dos meus Varões.

   Meu Deus! Como eu gosto da natureza! Como é bom andar no mato! Como é bom fazer trilha!
   Aproveitando o fim de semana sem as crianças, fui pra roça para ser filha. Rs! Filha única! (Essa minha irmã tinha que ler!) Meus pais ficaram felizes com a visita e eu, mais ainda! Adoro viajar sozinha, embora nunca esteja sozinha. Ando sempre com Zé, o meu anjo da guarda, e converso com os meus botões. O som do carro pode ficar muito alto de vez em quando e talvez eu cante mais alto ainda. Posso gritar, chorar, sorrir, até ensaiar conversas sérias, rs! Posso ser "sem destino".
   Minha mãe vem rápido abrir a porteira, enquanto buzino sem parar desde a vista mais longe da casa. Por lá tá tudo lindo! Tudo verde! Tudo cuidado com zêlo. Os bons ventos me levaram com muitas notícias boas! A família está crescendo.. tem mais menino pequeno na barriga de gente grande! Ainda bem não nasceu um lá no Rio de Janeiro, a outra já vem com a notícia que tá prenha! Ninguém cabe em si de felicidade! O Ano Novo veio com tudo! Veio feliz! Veio Divino!
   Cheguei na hora do almoço! O lombo chega tava preto na panela! Com aquele caldinho salgado, gostoso! O feijão era daqueles que a gordura pula na sua cara quando você abre a panela. Mas, há quem diga que ele é sequinho e não tem quase nada de gordura. Rs! Quem tem colesterol alto que dê seus pulos!
   O cair da tarde tem um barulho de cigarras ensurdecedor e todas as estrelas nos dão a honra de sua presença. Os patos vem pro terreiro, as galinhas d'angola sobem no pé de acerola. Coitado do pé de acerola! Está todo envergado! Parece até um pé de galinha d'angola.
   O quarto fica muito escuro quando está tudo fechado. Nem dá pra ver a mão na frente do rosto. Mas, é melhor dormir logo porque as galinhas, os gansos e todos os outros bichos acordam muito cedo. E fazem um barulho danado! Sr. Freitas, às 4 da manhã, já está cuidando da vida. Na labuta! De bota, capacete e facão na cintura para qualquer precisão. Dona Conceição já fez o café e o cuscuz. Só esqueceu de colocar o prato pra filha comer mas, está perdoada! Embora tenha o melhor tempeiro do mundo, sempre colocou a gente pra se virar. Por isso que sou assim, meio independente demais da conta. Mais até do que precisa.
   Depois do café, fomos ver o pedaço de terra que meu irmão comprou. A caminhada sempre me faz muito bem! E compartilhar esses momentos com meus pais não tem preço! Fotografei tudo. Diante de todo o verde e toda a vida daquele lugar, meu pai contava seus planos. Dizia que tava tudo muito feio e que ninguém sabia fazer nada. (E eu achando tudo lindo!) E falava dos seus planos de transformar aquele "mambebe" (palavra usada, exclusivamente, pelo Sr. Freitas para dizer que o lugar só tem mato e cobra), numa terra que preste. Caminhava descrevendo e gesticulando onde passará o rumo da nova cerca, que ele mesmo vai fazer com suas próprias mãos. Sempre lembrando que não sabe se estará vivo pra fazer aquela cerca. Aliás, já nasci ouvindo ele dizer não me veria entrar na alfabetização. Quando cheguei na alfabetização ele passou a dizer que não me veria entrar no ginásio e o resto vocês já podem imaginar. Sempre digo: "Pai! Você diz que vai morrer desde que eu nasci! Vai fazer 76 anos e ainda tá fincando morão de porteira, roçando pasto, puxando burro, carregando lenha, abrindo côco numa facada só, fazendo cerca. Ai, ai!! Tô achando que você vai viver mais de 100 anos."
   O pedaço de terra tá acabadinho mesmo! A casa tava fechada mas, deu pra ver que o telhado não tá bom e tem até parede rachada. Mas, o quintal é uma beleza! A terra é bem fértil! Tem água encanada e energia também! Tem siriguela, limão, banana, genipapo e outras árvores frutíferas que não lembro agora.
   Conça quem conversou mais na volta! Falou sobre seus negócios, que vão de vento em popa! As galinhas engordam rápido! As pessoas da cidade gostam muito de galinha de quintal e fazem encomendas toda semana. Os vizinhos compram mais as de granja. Sempre tem freguêses na porta para comprar o almoço do domingo. Voltava apressada! Podia aparecer algum freguês! De vez em quando, compra porcos pequenos e vende depois que crescem. Dá lucro também. O dinheiro da venda das poucas vacas já tem até destino. Vai para os passeios pelo Brasil afora duas vezes ao ano. São uns roceiros ousados! Ousadíssimos!
   Antes do almoço, colhemos laranjas e bebemos água de côco. Além da colheita, outra coisa que dá um bom dedo de prosa é ficar no pomar, tomando água de côco e chupando lima e laranja. É conversa que não acaba mais.
   Lavei os pratos do delicioso almoço e fui embora saudosa! Ô vida boa! Preciso fazer mais isso. Todas as energias são revigoradas, tudo fica melhor! Os pensamentos se organizam, as idéias fluem, a vida fica leve!
   Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Que Deus abençoe aquela terra e dê vida e saúde aos donos dela!

Comentários

Roberto Faria disse…
Luciana querida! Pelo amor de Deus... Me conta onde é este Lugar... Diz o nome da cidade! Muito boa sua narrativa... Você falando e eu fazendo meu filme, com cores, sons, aromas e sabores! Com tenta galinha gorda me deu uma vontade da zorra de comer uma a molho pardo! Hummmm, chega deu água na boca!
Beijo grande e parabéns pela bela história, viajei...
Roberto Faria.
Luciana disse…
A casa dos meus pais fica lá em Catu, na zona rural! Você já está convidado para comer a galinha ao molho pardo.. Se tiver uma bicicleta, melhor ainda, rs!! Suas fotos também nos permitem filmes, cores, sons, aromas e sabores! Escreveria uma história para cada foto. Beijos e obrigada!
Unknown disse…
Mais um dos seus maravilhosos textos, Lulu! Me emocionei...Um beijo grande no seu coração. Nena.

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Malacara Race 2023- 500km PARTE 1

  Foto: @luiz_fabiano_ibex O que preciso fazer pra ir correr na Malacara? A logística pra enfrentar um desafio como esses é extremamente complexa. Envolve sua vida toda, trabalho, família, parentes e aderentes. A vida dos meus filhos tem que estar toda organizada, preciso tirar férias, tomar mil providências... Nessa lista vem inscrições, passagens, equipamentos, alimentação, agasalhos, uniformes. Coisa doida!😎 A Malacara Race fez parte do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, seguindo todas as regras com rigor, principalmente, no que se referiu à conferência de equipamentos. Muita coisa já tínhamos, outras, precisamos providenciar.  Quando eles liberaram o guia com a logística da prova, conseguimos saber quantos estágios seriam, ter ideia da previsão de duração de cada um, o que levaríamos de alimentos, o que encontraríamos quando acabasse cada estágio. Mesmo com toda organização, a cabeça dá um nó. Tive momentos de ficar parada na frente de tanta comida, sem saber o que faz