Pular para o conteúdo principal

Aventura no Dia dos Pais


 
Na foto parece limpinha.
    Por conta do bloqueio do tráfego no Polo Petroquímico, tive que voltar de Camaçari, pegar a estrada CIA/Aeroporto para chegar até a roça. Afinal, Dia dos Pais é dia de ver o pai, não se pode desistir no primeiro obstáculo que aparece. E aquele foi só o primeiro...
   Já que mudei de caminho, resolvi ir logo por São Sebastião do Passé, entrando pelo Distrito de Pedras. Talvez a dúvida antes da decisão tenha sido um aviso. Talvez não.
   Alguns trechos da estrada de barro estavam escorregadios. Veio outro pressentimento. Aquele trecho que é sempre escorregadio estaria pior? Hummmm.
   Hora da verdade! Depois do mata-burro, cheguei no lamaçal, escolhi o lado esquerdo porque metade do carro passaria por cima de mato, outra parte passaria pela lama. E fui com vontade. Ui! Poucos metros depois, lá estava eu, atolada como uma vaca (atolada), rs!
   Olha, escolhi uma roupa tão bonitinha pra visitar meu pai. Uma calça saruel caqui, sandálias de tiras e camiseta. Mas, juro, o frio na espinha não foi de preocupação com a roupa, rs! 
   Primeira coisa que fiz foi me enterrar mais ainda, insistindo bastante, acelerando o carro, patinando na lama, sem andar um centímetro. O pneu dianteiro do lado do carona só girava. Ficar dentro do carro de nada serviria. Ao abrir a porta, me deparei com tanta lama, cansanção e espinhos que entrei novamente.
   Lembrei dos tênis de corrida que tinha deixado no carro no meio da semana. Que sorte! Troquei de calçados e saí do carro. Dei a volta para fazer a análise de quem não entende nada de atolar carros, rs!! Olhei para um lado... Para o outro... Nenhuma alma visível. E saí procurando coisas para colocar na parte de trás do pneu. Algo que funcionasse como um calço pra sair de ré, para o carro subir e parar de derrapar. Se fosse pra frente, entraria ainda mais na lama...
   Não tinha uma casa por perto. Ouvia um arrocha bem distante. Também não tinha uma pedra, nem graveto, nem nada por perto. Só lama! Inclusive, na primeira distração, afoguei um pé até uns centímetros da calça. O tênis virou bota. Depois de andar um pouco, achei uma estaca, meio enterrada numa poça. Puxei, voltei e enfiei na parte de trás do pneu atolado. O carro chegava a se mexer enquanto empurrava.
   Depois de uma batidinha no pé, só pra diminuir o estrago de lama, entrei no carro. As mãos?? Na roupa  mesmo! Tenho que providenciar flanela para deixar no carro. Sim, tenho!
   -Vamos lá Luluzinha, você não veio pra Catu no Dia dos Pais, pra ficar atolada! Zé (Zé é o meu anjo da guarda, que me ajuda pra caramba), meu querido, ajuda!
   Sozinha, como é que a pessoa desatola um carro? Alguém tem que dirigir, enquanto o outro empurra o carro, levanta a frente, coloca calço... Sozinha não dá! Dei a partida... Pra frente, pra trás, pro lado, pro outro... Putz! Que coisa! Já sem frio na barriga, pensava num plano “B”.
   Não passava um carro, meus pais nem sonhavam que tinha pegado aquele caminho, celular nem sonha pegar por aquelas bandas. Oh, céus!!
   Saí do carro outra vez para nos dar mais uma chance. Caso não desse certo, ele (o carro) ficaria ali mesmo. Quem mandou fazer charme? Atolado, no cantinho, até o chão secar. Mais tarde, voltaria com ajuda. Seria um trekking de apenas 6km. Nada que nunca tivesse feito antes. Com a maior sorte de ter encontrado o par de tênis, rs! Sortuda demais, eu sou!
   Fui ver a estaca que tinha colocado. O pneu chegou a prendê-la. Decidi arrumar mais uns matinhos. Andei um pouco, achei um galho seco, grande. Posicionei o treco embaixo do pneu e fui tentar sair da lama pela última vez. Caso não conseguisse, estava decidida a fazer o trekking final, até a casa no meu pai.
   Vruummmm, Vrrrummmm, Vrrrummmm, Vruummmm... Na quinta vez o carro pulou pra trás... Consegui sair de ré, mirando entre os mourões do mata-burro pra não fazer mais merda. Uhuu, consegui!
   E agora? O que fazer? Voltar pra casa ou pegar outra estrada? Estava tão perto...
   Dei meia volta, encontrei um motoqueiro morador daquelas bandas. Contei que estava indo pros Varões, ele conhecia meus pais, e disse que os carros estavam passando por ali mesmo. Só atolando de vez em quando, rs!! Sem dúvida, escolhi o lugar errado. Era melhor seguir o caminho marcado pelos outros carros... Quem manda querer mudar, ser mais esperta?!
   Depois de uma conversa com o rapaz, decidi tentar novamente, com o combinado dele me ajudar a desatolar, caso não conseguisse passar. Olha a zorra! Outra manobra para retomar o caminho, caí num pequeno barranco de frente pra cerca da casa do rapaz. Atolada outra vez! Dessa vez, atravessada na pista. Nem acreditei! Será possível uma coisa dessas? Que barbeiragem da zorra, véi!
   Saí do carro pra olhar que bosta estava acontecendo, rsrs! O pneu escorregava para subir. O rapaz, Eduardo, queria pegar uma enxada para tirar o degrau. Que coisa! Calculei mais ou menos e vi que dava pra ir um pouco pra frente e subir pela lateral do barranco, sem bater na cerca. Assim fiz, e a porcaria do carro saiu. Àquela altura, estava “puta” da vida. Virada para o lado da roça de novo. Quanta coisa para um belo dia de domingo. Pensava em meu anjo da guarda, sabia que ele estava ali, rindo de mim. Pensava em escrever sobre isso. E meus pais? Saí de casa 8:15h, já passava das 11h.
   No fim das contas, encarei o atoleiro outra vez. Acreditem! Na cara e na coragem, na maior adrenalina... Consegui entrar no atoleiro, na segunda marcha, num ritmo só... Que bom!
   Cheguei na roça com a roupa podre! Nem dava pra ver a cor verdadeira dos meus tênis. Levei, inicialmente, a maior bronca da minha mãe por ter ido por aquele caminho, porque ela não deixa a pessoa contar a estória toda, antes de falar, rs!!!
   Meu pai, quando chegou dos matos onde estava consertando uma cerca que os bois quebraram, me deu outra bronca, antes de eu terminar a estória, rsrs! Também não espera a pessoa terminar de contar o que aconteceu. Deve ter aprendido a interromper com minha mãe. Ou será que ela quem aprendeu com ele?? Rs!!! Só depois que entendem... 
   No final, ele ainda completou:
   “- Você gosta disso! Ia prestar mais ainda se você tivesse com um bocado de gente. Você gosta mais quando tem um bocado de gente.”
   Pois, é! Gosto quando tem um bocado de gente. Quando não tem um bocado de gente, escrevo pra um bocado de gente ler minhas maluquices.

Comentários

Isabel Costa disse…
KKKKKK... Tinha que ser com você, afinal de contas, como disse seu pai:"VC GOSTA DISSO". Vc adoooora tudo isso! Adorei o relato. Beijo, Lu!
Laisa Santana disse…
Adorei, Lu!!! Beijos!

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac