Pular para o conteúdo principal

Bastidores da Corrida da Escola

   Todo mundo do mundo inteiro na expectativa! Quatro dias de aula de sucesso, o encerramento precisava ser do mesmo jeito: com sucesso. Com o tempo mais do que curto, tudo mais ou menos organizado, só faltava conferir e marcar o percurso da prova de formatura.
   Com o apoio da Equipe Gantuá, usamos o CT como base e o mapa da corrida de 2013. Ou seja, embora a corrida fosse pequena em distância, era uma Corrida de Aventura de verdade, que foi feita por muitos atletas naquela época. Usamos todos os PCs. Até o que cancelamos, acrescentamos outro pra não faltar nem uma gota de emoção pra nossa turma.
   Eu, Tadeu e Vitor seguimos pra Praia do Forte na sexta tarde, logo depois do almoço. Pelo caminho, alguns amigos, que ajudariam como PCs na prova, enviavam mensagem pra dizer que não poderiam comparecer, e outros enviavam mensagens se oferecendo pra ir pra festa. Deus é bom, minha gente! E quem tem amigo não fica na mão. Nem uma gota de chateação com os que não puderam ir, tá? Sei que queriam estar lá. No stress!

Marcação do percurso.
   Quanto à marcação da prova, toda preocupação com o percurso foi embora quando pedalamos tudo. Começando pelo trecho que eles fariam de bicicleta, curtimos cada quilômetro. Oh, que delícia! Bem sombreado, verde, ventilado, com areia fofa, ladeiras, beira de lagoa. Coisa boa mesmo de pedalar! Também percorremos o trecho de trekking com bicicleta. E foi ali que lapiei minhas pernas nas tiriricas e cansanções que estavam pelo caminho. Fiquei preocupada com aquela trilha fechada. A árvore caiu, os galhos atrapalhavam a visão. Será que eles achariam a trilha? Seria emocionante ou decepcionante? Enfim, terminamos de marcar o percurso e só saberíamos depois que eles contassem.
Em todos os Postos de Controle, amarrei uma fita rosa pra nossos amigos PCs terem certeza de que estariam no lugar correto. 
   No sábado, acordamos às 4 da matina, depois do café reforçado, seguimos pra o CT Gantuá. 
Nossos atletas começaram a chegar às 6h. Inscrições, mapas, formação das duplas. Alguns já chegaram com duplas, outros se formaram por lá mesmo. Também teve um trio. Tentei organizar os desgarrados de acordo com os perfis de cada um. Parece que deu certo. Eles se entenderam muito bem!

Alinhados para largada. Lindos!
   Como um atraso de meia hora, demos a largada da prova.
   Lição de casa: Nossos meninos tem que sair mais cedo de casa porque a organização das provas oficiais não esperam os atletas chegarem. 
   Cada PC com seu lugar, cada PC com seu mapa, cada qual no seu cada qual. Teve gente que levou até cadeira pra sentar. Tadeu saiu antes da largada pra posicionar todos os PCs da bike. Mauro e Tadeu fariam transição do seus PCs para outros, durante a prova. Vitor levaria os PCs do trekking logo depois da largada e eu e Marcelinha fomos no PC5, o primeiro do trekking. Conversando tanto que me distrai na navegação, rs! Quem aguenta? Passamos da entrada, tivemos que voltar... E conseguimos chegar. Marcelinha sentou-se num bloco, eu sentei no chão mesmo. Conversamos horrores até ouvir os gritos: 
   - PC!!! PC!!!

Equipe Lost com o "aperto de mente" de Ygor
   Começaram a aparecer. Em primeiro, a Lost, que trazia mais três equipes coladas. Ali, naquele cruzamento, paravam pra navegar. E ficavam concentrados, discutindo, conjecturando... Demoravam mas percebi que fizeram exatamente o que orientamos: Não ficar preocupado com as outras equipes e navegar pra saber pra onde ir. Em nosso PC, ninguém foi pra o lado errado!

Equipe Tartarugas, o trio.
   Passaram as dez equipes, nove duplas e o trio parada dura. Então fomos pra o CT pra saber das novidades. Quando descíamos a ladeira, ouvi o rangido inconfundível da bicicleta de Renato. Nossa, eles já tinham terminado o trekking, remado e já estavam na última perna de bike! Estavam voando! No dia em que Renato tiver uma bicicleta melhor (Essa era emprestada.), só Deus sabe o que pode acontecer! Vixe, se botar sapatilha nesse menino... Ave Maria! 
   Na verdade, já tinha passado outra equipe, os Carcarás Tenebrosos, mais uma dupla que vai dar muito trabalho aos veteranos de Corrida de Aventura. E na porta do CT estava a Lost, com Paulo com a língua toda pra fora, parecendo um cachorro arfando de cansaço, mas todo feliz! E Ygor todo disposto. Começaram a navegar, apontaram pro lado errado, guardaram o mapa e saíram pedalando... Pra o lado errado... Nãaaaao! Eu não podia dizer nada! Fiquei ali desolada. Foram pra Praia do Forte ou será que foram pra Sapiranga? Só depois pra saber.. KKKKK!
   Entramos, fotografamos, rimos muito. A dupla Avante chegou com o PC do remo nas mãos. Eles levaram tão à sério essa história de pegar o PC que trouxeram pra nós. Não teve quem não achasse engraçado. Alan teve que remar até o local do PC para colocar a placa de volta. Imaginem se todos entendessem a mesma coisa? Seria um bom treino pra Gantuá. rs!
   O tempo estava acabando, o horário do corte se aproximava.
   Carcarás Tenebrosos concluíram a prova cheios de energia, por volta das 10:30h. Animadíssimos, contando histórias, tirando fotos. Demorou um tempo, chegam os meninos da Última Hora, com Renato de sua bike sem óleo. Comemoraram muito! Pareciam crianças, felizes da vida.

Foto do Pódio

   Avante chegou em terceiro... Quarto e quinto lugar chegaram quase juntos, se perderam juntos, fizeram um passeio pela Sapiranga juntos, se acharam juntos, tomaram a melhor coca-cola da vida deles juntos. Pagariam R$ 100,00 por aquela coca-cola, conforme depoimento. Rs! Eu ri muito desses quatro.

O pessoal da Coca-Cola
   Os outros, não menos importantes, foram chegando com suas histórias, seus risos, suas euforias. Muitas fotos, muita alegria, muita diversão. 
   As Luluzinhas chegaram do trekking, correndo feito loucas, três minutos antes do corte. Últimas antes do corte, e dispostas a terminar a prova. Navegando muito bem!
   Só faltou um trechinho de bike pras três últimas equipes que pegaram corte. Chegaram com tantas outras histórias engraçadas que não dávamos conta de ouvir tudo.
   Pena que acabou! O café da manhã, que delícia! Confraternizamos, brindamos os primeiros colocados, entregamos os certificados...

Entrega dos Certificados

   Não escondo o orgulho que tenho da minha equipe, a Aventureiros do Agreste. Nossa sintonia dispensa a palavra, basta um olhar pra cada um saber o que fazer. E não importa quem parece estar no comando, ninguém liga pra isso. Quando o projeto foi concebido, nem imaginávamos o quanto isso nos faria bem, o quanto aprenderíamos. Eles nem sabem o bem que nos fizeram. Essa turma vai muito longe! Tão surpreendente quanto o nosso curso, aprenderam tudo que se pode fazer para começar uma nova vida. E começaram! Cada depoimento lindo, cada foto mais linda do que a outra! Eles brilharam no CT Gantuá e vão brilhar em muitos lugares, vão frequentar pódios pelas provas por aí.
   Parabéns aos atletas da primeira turma da Escola de Aventura do Agreste! Uma saudade danada de vocês!

Todos!



Comentários

Unknown disse…
Excelente post lu...! Parabéns! Estou com saudade dessa escola já! Rs
Luana disse…
Ebaaaa!!! 👏👏👏
Olhos de lanterna. Brilhando, brilhando!!
Obrigada por possibilitarem a experiência. 😚😘

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Malacara Race 2023- 500km PARTE 1

  Foto: @luiz_fabiano_ibex O que preciso fazer pra ir correr na Malacara? A logística pra enfrentar um desafio como esses é extremamente complexa. Envolve sua vida toda, trabalho, família, parentes e aderentes. A vida dos meus filhos tem que estar toda organizada, preciso tirar férias, tomar mil providências... Nessa lista vem inscrições, passagens, equipamentos, alimentação, agasalhos, uniformes. Coisa doida!😎 A Malacara Race fez parte do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, seguindo todas as regras com rigor, principalmente, no que se referiu à conferência de equipamentos. Muita coisa já tínhamos, outras, precisamos providenciar.  Quando eles liberaram o guia com a logística da prova, conseguimos saber quantos estágios seriam, ter ideia da previsão de duração de cada um, o que levaríamos de alimentos, o que encontraríamos quando acabasse cada estágio. Mesmo com toda organização, a cabeça dá um nó. Tive momentos de ficar parada na frente de tanta comida, sem saber o que faz