Pular para o conteúdo principal

Release da Prova do CT 2013


   Todo mundo ansioso com a chegada da prova do CT Gantuá no domingo, 14 de abril. Diana e Alan, atletas da Gantuá, são tão craques em fazer provas de alto nível que ninguém quer perder. Se eles fizerem batizado de boneca, o povo vai! Com o pessoal do Mural de Aventuras, então, é que a coisa ficou melhor ainda. 
    Por causa do Desafio dos Sertões, há 15 dias atrás, e de nossas atividades com trabalho e família, não sobrou tempo para treinar no próprio circuito. Na verdade, fizemos duas tentativas. A primeira numa sexta-feira, quando só pedalamos os primeiros 15 km porque a bicicleta de Vitor empenou a jante... Na boa... Naquele dia pensei em não correr. Adoro fazer trilha, mas não tenho hábito com corridas de mountain bike.  Acho muito ofegante, sabe como é?! Fiquei imaginando aquele cenário lindo, entupido de ciclistas se cotovelando. Na Corrida de Aventura a gente se desgarra da galera, anda no ritmo que quer, se perde, se acha... A coisa pode ser mais light se a gente precisar ou quiser que seja. No mountain bike é coração na boca o tempo todo. Fico meio afobada. Falta de costume mesmo.
   A outra tentativa de reconhecer aquelas trilhas foi na terça-feira antes da prova. Mesmo com os treinos oficiais encerrados, fomos à Praia do Forte bem cedinho, paramos o carro perto do CT Gantuá, nos arrumamos na ponta dos pés pra não acordar ninguém e partimos para o pedal de 30km, já demarcado. Dessa vez, sim, quase conseguimos. Quase! Não é que erramos o caminho no finalzinho e perdemos uns 4km, voltando pelo asfalto!
   Então vamos ao que interessa...
   Dia de festa na Reserva da Sapiranga! Todos alinhados no portal de largada... Vários casais de amigos competiam em nossa categoria. (Tá todo mundo namoraaando, rsrs! Nem conta pras amiguetes, heim Marcela??) Fooooonnnn... E a galera saiu afoita, com os rapazes empurrando as moças no afã de ganhar distância já nos primeiros 300 metros de prova. A gente não faz isso pra não correr risco, rs! Tenho um medo de cair da zorra e ainda fico preocupada em desgastar meu parceiro pelo resto da prova.
   Seguimos pelo único trecho de asfalto da prova (uns 2km) naquela adrenalina de começo. Dali em diante começava a brincadeira de pedalar na trilha. Estava me sentindo a própria ciclista, naquele singletrack irado. Minha bicicleta, Filomena, parecia mais leve e ágil. Ou será que eu estava mais vitaminada e energética!!?? Numa velocidade acima dos treinos, dava pra perceber a cara de surpresa de Vitor ao olhar pra trás e me ver ali colada. Dos obstáculos que havia memorizado no dia do reconhecimento do percurso, nem lembrava. Foi me dando aquela coragem que conheci, fazendo Corrida de Aventura. A de sempre mas, talvez, meio adormecida! Sou uma pessoa no treino e outra na competição... Assim dizia meu amigo Aluino, quando competia com a gente.
   Não perdoava areia, pedra, descida. Ops! Perdoei uma subida... Sim, aquela era muito íngreme e, cá pra nós, poderia ter empurrado minha bicicleta um pouco mais rápido, não fosse pelo leve congestionamento, rs! Quem faz Corrida de Aventura tem também essa vantagem: Sabe empurrar bike que é uma beleza! Ah! Teve mais umas ribanceiras que Deus me livre de descer pedalando!
   Ainda bem que não teve tanta fila! A largada por categoria aliviou o trânsito na trilha. Tudo bem organizado mesmo! Claro que tinha uns atletas que largaram na categoria light e passavam tirando onda de gatinhos, rs! Deveriam fazer o percurso Pró, tavam no lugar errado! Poderiam até passar mas, sem soltar piadinhas sem graça, rs!
   Pôxa, a Sapiranga é linda demais! As trilhas mais fechadas são tão cobertas de vegetação que fica mais escuro e úmido, com cheiro de terra molhada o tempo todo. Lembrei do Running Daventura que teve lá. Tive a mesma sensação de força. A força da natureza, a força do meu anjo da guarda, minha força de guerreira. Uma sensação deliciosa!
   Quando terminamos o singletrack do trecho light, tínhamos deixado pra trás umas três duplas mistas. Subimos os três ladeirões no maior pique. Vi uma dupla à nossa frente com uma atleta sendo empurrada e comecei a pedalar com mais força. Passei por Vitor e falei: “Ali está o nosso gás.” Nem sabia quem era mas, a brincadeira funcionou. Vitor veio atrás mas, percebi que estava um pouco cansado. Bom é que, mesmo cansado, ele consegue pedalar melhor do que eu. (Também, com aquela bicicleta leve retada, até eu, rs!.. Será  que ele vai ler esse release?) Então, poderemos concluir que, se eu pedalar bem, ficaremos bem sem que precise me empurrar. Pelo menos o raciocínio é válido e ninguém quebra ninguém, rs!
   Dali em diante, veio mais força. O gel de carboidrato fez um efeito danado! Pena que a água de Vitor voou pelos ares, aliás, pelas trilhas. Mesmo assim, ele administrou certinho. Subimos, passando por algumas duplas masculinas que largaram um pouco antes de nós. Descemos uma rampa onde estavam "indivíduos do público"(Rsrsrs!!) de plantão, assistindo aos tombos e fazendo barulho à nossa passagem. A galera foi ao delírio quando Vitor pulou um obstáculo, ultrapassando um atleta que freou à sua frente. Atravessando o portal, já iniciando a segunda parte dos 30km, Vitor percebeu que seu pneu furou e nossa prova acabou bem ali. Snif!
   Que balde de água fria! Tentamos encher por 3 vezes. Na terceira, nossos amigos da mesma categoria já passavam perguntando o que aconteceu e seguindo, óbvio... Nossa prova acabou!
   Mas, acho que a gente já conseguiu entender um pouco nosso ritmo de prova com essa experiência. Infelizmente, não dava tempo de fazer uma troca de pneu e seguir adiante. Talvez o tempo de prova já tivesse se esgotado, não sabemos ao certo. Talvez a gente ficasse com bom resultado, talvez não, caso não tivesse furado o pneu. Paciência... Prova é assim mesmo. Não dá pra cantar vitória antes do tempo, menos ainda quando acaba o tempo.
   Sorte que o pneu furou pertinho do nosso carro, das frutas, da água, do suco, rsrsrs! Sorte que isso é importante pra gente mas, não tira o nosso sono! Sorte que pudemos cumprimentar os amigos, tirar umas fotos com Eudes e Maurício, nossos novos companheiros Aventureiros, e pegar uma praia para não perdermos o dia. Sorte que a gente não se machucou! Muita sorte! Da próxima vez, a gente enche o pneu direito pra não dar merda, confere tudo antes de sair! Tenta fazer melhor...
   E, por aí, seguimos treinando e em frente, porque atrás sempre vai ter gente, rs! Assim espero!
   Ah!! E se for para escolher ter sorte no jogo ou no amor, vou querer perder todas as provas, viu Zé?! Nada de brincar com isso!
   Tchau pessoal! Até breve!

Comentários

Elson disse…
Lú e Vitor,

Parabéns pela resenha e a participação pela prova.

Realmente esse dia será inesquecível para muitos!

Agradeço o elogio no texto!!!

Um grande abraço,

Elson
Mural de Aventuras

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Malacara Race 2023- 500km PARTE 1

  Foto: @luiz_fabiano_ibex O que preciso fazer pra ir correr na Malacara? A logística pra enfrentar um desafio como esses é extremamente complexa. Envolve sua vida toda, trabalho, família, parentes e aderentes. A vida dos meus filhos tem que estar toda organizada, preciso tirar férias, tomar mil providências... Nessa lista vem inscrições, passagens, equipamentos, alimentação, agasalhos, uniformes. Coisa doida!😎 A Malacara Race fez parte do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, seguindo todas as regras com rigor, principalmente, no que se referiu à conferência de equipamentos. Muita coisa já tínhamos, outras, precisamos providenciar.  Quando eles liberaram o guia com a logística da prova, conseguimos saber quantos estágios seriam, ter ideia da previsão de duração de cada um, o que levaríamos de alimentos, o que encontraríamos quando acabasse cada estágio. Mesmo com toda organização, a cabeça dá um nó. Tive momentos de ficar parada na frente de tanta comida, sem saber o que faz