Pular para o conteúdo principal

Agreste é pouco!


Hoje quero fazer uma homenagem pública ao homem que me mostra todo dia o que é ter coragem. São 75 anos hoje. Ele mora na roça. Nasceu lá! Mas teve que sair um tempo do seu habitat natural para criar os filhos numa cidade pequena. Deve ter se sentido um peixe fora d’água. Imagino o sacrifício que isso deve ter representado! Um homem rude, que estudou até a quarta série, ir morar na cidade com a sua esposa para poder criar os filhos.
Conceição arrumou logo um emprego pra ele! Cuidou de tudo! Arrumou a casa! Teve quatro filhos e administrou a vida de todo mundo.
Freitas é o homem do qual estou falando. Meu pai! Uma figura que voltou pra roça depois que se aposentou. A mesma roça de onde ele saiu. E Conceição, que o fez sair de lá, voltou com ele para compensar todos os sacrifícios pelos quais ele passou. E ninguém pode, nunca, de forma alguma, desmerecer os sacrifícios dela.
O gênio dele é forte! Muito forte! Aprendemos com ele a ter tolerância, paciência, compreensão, amor incondicional. Aprendemos a ter coragem de viver!
E só pra dar uma idéia da coragem da pessoa vou lhes contar uma das milhares de estórias que me fazem pensar isso...
Ele foi tomar uma pinga. Ao chegar na venda (É como se chama boteco lá na roça) de Lôro, pediu a pinga e foi sentar-se numa cadeira de ferro, daquelas de praia de abrir e fechar. Quando se sentou, a cadeira encaixou melhor, só que o dedo dele estava dentro das engrenagens. Então a cadeira deixou o seu dedinho pendurado. Decepou parcialmente o dedo do rapaz.
Quando percebeu o sangue escorrendo, resolveu ir embora com o sangue escorrendo mesmo. Andando, foi encontrar a Conceição que tem atitude pra tudo e não deixa a peteca cair. Andou 800m até em casa. Já chegou chamando o vaqueiro e pediu que ele pegasse um facão para tirar o resto do dedo que estava pendurado.
Imaginem que situação! Que coragem! Pense na Agrestia da pessoa!
Mas a minha mãe interferiu, impedindo que a doidice acontecesse. Resolveram então ir até o hospital na cidade e foram atendidos por um médico que colocou o dedo da pessoa agreste no lugar, suturou tudinho e o fez ficar de molho(internado) por dois dias.
Freitas só conseguiu ficar sem trabalhar na roça, capinar, fazer cerca, dar comida ao bichos e plantar por uma semana. Depois disso ele estava com uma luva bem grossa fazendo arte no fundo da fazenda, já querendo ganhar o mundo outra vez. Como um menino levado que não consegue ficar parado! Um menino corajoso e forte de 75 anos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio dos Sertões 2023- 140km

  Que o Sertão é um dos lugares mais inóspitos à sobrevivência humana, a gente já sabe! Que você precisa ser forte pra enfrentar a caatinga, ter resiliência, coragem, foco, determinação, também. Que o Rio São Francisco é um gigante que impõe, acima de tudo, reverência, sabemos. Querer ir lá pra experimentar tudo isso e ainda gostar, é outra história! E lá estávamos nós, no Desafio dos Sertões, nos 140km de aventura, entre mountain bike, trekking, natação, canoagem, tudo com navegação com mapa e bússola.  Nos últimos tempos, temos alternado bastante os atletas da equipe, menos eu e Mamau, que somos fominhas de prova. Mas, brincadeiras à parte, Vitor e João estão afastados por questões pessoais. Então, Lucas, nosso novinho da Turma 12 da Escola de Aventura, continuou com a gente, depois da Carrasco. Além disso, Arnaldo, da Olhando Aventura, veio fechar o quarteto, reforçando nosso time com sua experiência. Reunimos, alinhamos objetivos, organizamos a tralhas e partimos pra Juazeiro

UTCD 2023- 80km

   Não tenho um pingo de vergonha na cara. Da última vez que fiz a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD), disse que machucava muito os pés e que preferia fazer Corrida de Aventura… Como se Corrida de Aventura machucasse menos. 😂    Esse ano, eu corri todas as provas do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, menos a Expedição Mandacaru, porque estou envolvida na organização. Então, pra fechar com chave de ouro o meu ano esportivo e comemorar meus 52 anos, decidi correr a UTCD.     Tudo bem! Eu amo correr, mas precisava ser 80km? Aí é que vou contar pra vocês…    Já que eu estava indo e já tinha feito 50km, decidi me desafiar nos 80. Fiz minha inscrição e ainda joguei minha filha no bolo, nos 35km, que depois ela mudou pra 14, por que não estava com tempo pra treinar o suficiente. Eu queria brincar o brinquedo todo!    Depois de um fim de semana de muito movimento na Expedição Mandacaru, lá estávamos nós, na semana seguinte, acampados em Mucugê, de mala e cuia, com boa parte da famíl

Carrasco Histórias- 150km

  Formamos o quarteto com Lucas e Elvis, ex-alunos da Turma 12 da Escola de Aventura do Agreste, pra correr a Carrasco, porque Vitor e João não puderam ir conosco. Eles aceitaram de cara, mas não lembro se, de cara, contei que seria sofrido. Acho que sim! Devo ter contado. 😇 QUARTETO Luciana, Maurício, Elvis e Lucas Fizemos reunião de alinhamento, treinamos as principais modalidades. O treino de canoa caiçara em Ilha de Maré foi uma aventura à parte, nos divertimos horrores, tomamos vários caldos, a canoa encheu de água, foi um fuzuê! Sem contar que dar a volta na Ilha inteira, correndo, foi muito massa! Também fomos pra Itacimirim remar de canoa havaiana com nosso amigo Paulo da @whanaucanoeclub, que deu váaarias dicas valiosésimas pra gente se entender na remada em quarteto. Cachoeira é pertinho de Salvador. A cidade está muito lindinha, bem cuidada, charmosa, valorizada. Teve até tour com os atletas até chegar ao mapa. A prova poderia ser com apoio ou poderíamos deixar os sac