Pular para o conteúdo principal

Primeiro Dia do Ano



Nada mais saudável do que começar o ano pedalando 30km numa trilha bem bacana! Melhor ainda em companhia de gente querida. Tudo isso lá na roça, é claro!
Eu e meu terapeuta, ops! desculpe!, meu cunhado, fizemos a trilha do ladeirão. Mas é outro ladeirão. Não é o que eu subi pra ir até a casa da minha avó, no Tabuleiro. Essa trilha da qual estou falando é um pouco mais longa. Começa no estradão pela direita dos Varões, com umas ladeiras bem interessantes. Passa na "venda" de Zequinha, em Porfírio também, depois vira à direita para passar em frente à venda de João. Só figuras históricas e conhecidas por aquelas bandas! Depois de João tem uma estrada de cascalho e chega numa descida que, de tão íngreme, parece um paredão. Só desço gritando, aaaaaaahhhhhhhh! É bom que extravasa todas as energias negativas e, provavelmente, as positivas também. De lá a gente pega um retão só com subidas e descidas muito gostoso que parece um tobogã. Então chega o trecho de asfalto.

Nem preciso falar que a natureza é privilegiada nessa região. O verde é bem verde, o gado é gordinho e parece um monte de formiguinhas brancas olhando de longe.

Meu cunhado finalmente tomou vergonha na cara e resolveu treinar um pouco no meio da semana. Isso melhorou o nosso desempenho. Mesmo assim fizemos três paradas básicas para descansar, conversar (leia-se fazer terapia) e "roubar" caju. Essa época tem muito caju, inclusive lá na roça! Faz lama de caju na beira da estrada!

No asfalto o desempenho é facilitado. Mas logo chega o trecho do ladeirão. Nossa! O ladeirão é irado! Você pensa que vai acabar depois da curva, aí vem outra curva. E você pensa que vai acabar na próxima curva e, pimba! Tem outra e mais outra. E são 1500m de subida. Sempre marco o tempo para bater o meu recorde. Aquela ladeira era meu desafio para quando eu tivesse uma bicicleta. E, quando ganhei a minha bicicleta, fui lá e subi tudinho em 14 minutos. Hoje estou em 9 minutos e quero diminuir esse tempo. Sei que não estou com essa bola toda! Já estive bem melhor! Mas o meu consolo é o meu cunhado. Sempre tenho que ficar lá em cima esperando por uns minutos até ele aparecer. RS! Mas o bichinho tá ficando retado!! Treinando mesmo! Exceto por essa ladeira, quem esperou um pouco (pouquinho!) foi ele. E quando a figura ficava na frente ficava olhando pra trás com ar de provocação.

Bom! Depois desse ladeirão tem uma descida para compensar. Mas é uma descida braba! Daquelas que se a pessoa triscar no freio errado capota ou sai pela tangente. Chegamos a mais de 50km/h nesse trecho.

De lá até os Varões tem mata burros, porteiras, areial e vista linda. Ainda encontramos uns parentes no meio do caminho, bebemos uma água ultra gelada, finamente chegamos em casa direto para o pé de lima para aquela reflexão gostosa de primeiro dia do ano.

Comentários

Lucy disse…
Que saudades dessa roça!

Postagens mais visitadas deste blog

Final do Brasileiro de Corrida de Aventura 200km- 2024

  Foto: Wladimir Togumi Foram 200 km em terra de ninguém, sem um pé de gente no caminho, só casa abandonada, chiqueiro sem porco e, vez ou outra, um bode pulava de um lado pro outro lado da trilha. Muito espinho, mato, cansanção, mandacaru e um sol de esquentar a pessoa de dentro pra fora, de lascar a pessoa ao meio. Sorte que na bike apareceu um vilarejo, do nada, até pão com ovo nós comemos.  Então, vou começar essa história do começo, contar como foi a nossa versão da Final do Brasileiro, a partir dos pensamentos da minha cabeça... 😁 Viramos uma equipe elegível (chique esse nome!😏) por estarmos entre as 3 melhores da Bahia. Quase sempre a gente consegue esse feito mas, nem sempre a gente consegue marcar presença. Entretanto, uma final na Bahia organizada por Arnaldo (da BAR) e por Waltinho e Daniel (do Desafio dos Sertões) tornou o evento imperdível.  Foto: Wladimir Togumi No quarteto, eu, Vitor, João e Lucas. Pra completar a galera, Janaína e Camila montaram uma ...

Desafio dos Sertões 2019- 120km

Um pouco de NÓS pra vocês! Corrida de Aventura Desafio dos Sertões Local: Sobradinho Data: 14 e 15 de setembro Percurso: 120km Categoria: Quarteto Misto Atletas: Luciana, Freitas, Gabriella Carvalho, Vitor Hugo Moreau e Paulo Neves    Esse ano, o perrengue pra fechar o quarteto, treinar, correr, administrar questões pessoais e outras coisitas mais, se estendeu até o apagar das luzes do Campeonato. Nosso clube tem atleta pra caramba, mas nunca acho justo desmontar um grupo já formado pra fechar outro que demorou a se resolver.     Sim, somos o Clube Esportivo Aventureiros do Agreste, com Estatuto e Ata de fundação registrados em cartório, onde várias atividades em contato com a natureza são estimuladas e praticadas, dentre elas, Orientação, Corrida de Aventura, Corrida em Trilha, Trekkings e ainda temos a nossa "menina dos olhos": a Escola de Aventura do Agreste, importante ferramenta de fomento ao esporte Corrida de Aventura, por onde já pas...

Resenha do Running 2014- 42 km

   Como sempre tive vontade de fazer ultramaratonas e corridas de montanha, nada mais justo do que fazer a inscrição nos 42 km. Minha primeira maratona, só que no mato, sem montanha.    Já nos treinos, percebi que o buraco era mais embaixo. Comecei a sentir bastante desconforto nos treinos longos. As dores apareciam sempre depois dos treinos, mais precisamente, quando pisava os pés na varanda de casa. Senti um medo danado de lesionar antes da prova. E durante também. Até fiz uma resenha de treino aqui no blog... Tá aí o link:  Resenha de treino      Chegou o grande dia!     A largada atrasou porque um poste caiu na vila da Praia do Forte, que impediria a passagem dos atletas nos percursos de 21 e 42 km. A organização publicou uma nota oficial sobre o acontecido .    Com o atraso, meu corpo já tinha usado meu rico café da manhã, feito com todo carinho pelo meu maridinho. Mas, aventureiro que se p...